Alunos participam do V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 21 de Junho de 2016 às 14:54

No período de 8 a 11 de junho de 2016 aconteceu em Fortaleza-CE o V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA E GESTÃO TERRITORIAL, em que foram reunidos cerca de 500 estudantes e profissionais de diversas áreas entre geógrafos, biólogos, engenheiros, matemáticos e representantes de entidades e organizações governamentais e não governamentais.

Como o objetivo promover debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que buscam a construção de uma sociedade mais sustentável. Assim, trata-se de um momento singular no contexto nacional, com espaços destinados a discussão e intercâmbio de conhecimentos atrelados a temas relacionados com o evento onde foi constituído por um conjunto de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos por acadêmicos, técnicos o que propiciará uma troca maior de conhecimentos entre os participantes do congresso.

O IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista teve a representação e participação com um trabalho desenvolvido pelos alunos Rafael Bom despacho, Leila Lazari e Milena Filippo Batista do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio.

Com o trabalho sob o título “PROTÓTIPO DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADA DE BAIXO CUSTO PARA MINIMIZAR CONSUMO DE RECURSOS HÍDRICOS ” e a Orientação do Professor Dr. Edgar Nascimento e Co-orientação do servidor Técnico-Administrativo Msc. Gilvani Alves, foi discutido uma forma de irrigação utilizando um controlador eletrônico (Arduino) de baixo custo, oferecendo desta forma uma alternativa para produtores de pequeno e médio porte no controle do fluxo hídrico de suas áreas de plantio.

Para o Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Cuiabá - Bela Vista, Prof. Dr. Edgar Nascimento, "além de promover o debates e trocas de experiências acadêmicas a nível nacional, buscamos contribuir com a difusão da ideia de uma sociedade mais sustentável. É uma significativa representação institucional, uma vez que os trabalhos serão publicados nos anais do evento e também em revistas especializadas nos eixos de classificação".

Por fim, o Coordenador agradeceu o apoio e incentivo do Campus Cuiabá – Bela Vista e todos os servidores que possibilitaram a realização desse acontecimento.

Leia mais: https://www.vcbeaagt.com/