início do conteúdo

Aprovado novo Programa de Valorização à Pesquisa, Ensino e Extensão

Publicado por: Reitoria / 17 de Abril de 2019 às 12:40

O Conselho Superior (Consup) aprovou, no fim de março, o novo Programa de Valorização à Pesquisa, Ensino e Extensão do IFMT (PVPE), um documento construído coletivamente, norteador do fomento das futuras ações de ensino, pesquisa e extensão.

“Tivemos ganhos significativos com o novo PVPE. Em resumo, ele amplia o campo de atuação, além da pesquisa e extensão para o ensino e a internacionalização, desburocratiza os procedimentos da execução de prestação de contas e estará adequado ao SUAP, facilitando também o dia a dia do servidor na gestão dos projetos,” avaliou o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques.

O pró-reitor informou que a partir de agora a instituição poderá lançar editais de apoio com fomento e taxa de bancada para projetos de ensino. A concessão de bolsas de intercâmbio é outra inovação.

A desburocratização da execução de recursos foi apontada como um importante ganho. Ela tornará mais célere e flexível a prestação de contas, que será mais voltada aos resultados dos projetos e facilitará a vida do servidor.

Construção coletiva - A proposta que a comissão apresentou se deu em cima de um diálogo muito aproximado com os campi, além de recomendações anteriores da Auditoria Interna (Audin). Pesquisadores, extensionistas, coordenadores de pesquisa e extensão, diretores-gerais contribuíram com sugestões para melhorias do PVPE.

Para o relator do processo, professor Demétrio de Abreu Sousa, do campus Bela Vista, a revisão do Regulamento possibilita, além da desburocratização das atividades de ensino, pesquisa e Extensão, atualizações nos processos de aquisição e prestação de contas de materiais e insumos, tornando-os mais práticos para o pesquisador/extensionista.

“Outra mudança significativa foi a possibilidade de aumento no valor da taxa de bancada permitindo aprovação de projetos maiores. Também foram criadas novas modalidades de bolsas valorizando gestores e coordenadores de programas”, destacou Demétrio.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT