início do conteúdo

Arquivo Nacional lança curso gratuito em EAD para servidores

Publicado por: Reitoria / 11 de Agosto de 2021 às 08:30

O Arquivo Nacional lançou o curso on-line "Introdução às práticas arquivísticas". A capacitação é gratuita e está disponível na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com carga horária de 27 horas e certificação após a conclusão.

A iniciativa é resultado da parceria do AN com a Enap e com a Universidade Federal Fluminense (UFF), e nasceu da identificação, por parte da instituição, da necessidade de capacitação de servidores que atuam, ou desejam atuar, em arquivos nos órgãos públicos e não possuem graduação em Arquivologia. Os interessados devem acessar a plataforma da Enap e fazer a inscrição: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/559

Ao todo, serão lançados cinco cursos de capacitação: um de introdução às práticas arquivísticas, três cursos intermediários e um de gerenciamento. Assim, as capacitações abarcam desde servidores que não possuem nenhum conhecimento em Arquivologia, até peritos na área. A equipe de instrutores será composta por técnicos e especialistas do AN.

Cursos em EAD

O curso "Introdução às práticas arquivísticas" é voltado para servidores que não possuem graduação em Arquivologia e trabalham ou desejam trabalhar na área. A capacitação primará por noções básicas de arquivo; conceitos básicos em gestão de documentos; noções em conservação; e documentos digitais.

Os cursos Intermediários são destinados a servidores que já possuem conhecimento arquivístico e pretendem aprimorar os saberes sobre a área. Serão abordados temas como: procedimentos de protocolo; gestão de documentos digitais; processamento técnico e normalização arquivística; conservação de documentos digitais –RDC-Arq; entre outros.

O curso de "Gerenciamento em Serviços Arquivísticos" é destinado a servidores públicos que atuam ou desejam atuar como gestores das unidades de gestão de documentos ou arquivos. O curso está sendo elaborado para desenvolver competências necessárias ao gerenciamento das unidades administrativas responsáveis por funções arquivísticas. Esse curso é inédito no mercado arquivístico do Brasil.

A expectativa é que os cursos intermediários e de gerenciamento sejam lançados ainda em 2021.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT