Attico Chassot, Magos da Ciência e projeto musical marcam abertura da IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 13 de Setembro de 2017 às 20:37

A mudança e revolução do pensamento no ato de fazer ciência foi o tema da palestra do Professor Attico Chassot durante a palestra magna que marcou a abertura da IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jenpex) nesta quarta-feira (13), no Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá – Bela Vista. Intitulada “Das Utilidades dos Saberes inúteis”, a palestra se conecta com o tema central do evento - “O que é Ciência, Afnital?”. De acordo com Chassot, o ato de produzir conhecimento requer, necessariamente, a mudança na forma como vemos a ciência.

A IV Jenpex reuniu em sua abertura mais de 400 participantes, que além da palestra, puderam conferir uma apresentação inusitada dos Magos da Ciência, formado por alunos e professores do IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste. A proposta do 'show' é mostrar, por meio da interatividade com os participantes e equipamentos diversos, a aplicação na prática de conceitos teóricos de química e física.

A solenidade de abertura também contou com apresentações do núcleo de artes musicais do IFMT Campus Bela Vista: um quarteto de cordas e também músicas em voz e violão.

O Diretor-geral do Campus Bela Vista, Deiver Teixeira, agradeceu a participação de todos e o empenho dos colaboradores na organização do evento. Para ele, a Jornada é um momento importante no calendário letivo do Campus. “Nossa proposta é reforçar a união entre Ensino, Pesquisa e Extensão e apresentar à nossa comunidade o trabalho realizado na Instituição”.

Representando o Reitor do IFMT, William Silva de Paula, o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Rafael Lira, destacou a importância do evento. “Nossa meta é estimular as Jornadas em todos os Campi do Estado. Trata-se de uma Política do IFMT e uma responsabilidade de todos os setores que atuam na Instituição. É uma honra participar deste momento no Campus Bela Vista”, finalizou.

Jenpex

O evento, já tradicional no Campus, tem como meta a divulgação acadêmica de extensionistas e pesquisadores e a formação de rede de colaboradores por meio interação entre servidores, alunos e comunidade externa. O Jenpex acontece nos dias 13 e 14 de setembro, com o tema 'O que é Ciência, afinal?'.

A programação engloba atividades em diversas áreas do conhecimento, com o foco para a formação dos estudantes de todos os cursos oferecidos pelo Campus, seja na área técnica, de tecnologia, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais, por meio de palestras, oficinas e apresentação de trabalhos, buscando fomentar o conhecimento de forma integrada e fortalecer a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão produzidas no IFMT campus Cuiabá Bela Vista.

IFMT - Campus Bela Vista/ Thiago Almeida