IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista realizou primeira edição de sua GinQuim - Gincana de Química

Publicado por: Reitoria / 21 de Março de 2016 às 17:05

O Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista realizou no dia 18 de março (sexta-feira) a primeira edição da "GinQuim" - Gincana de Química, reunindo estudantes de nível médio e superior cursantes da disciplina de Química Orgânica. A atividade foi desenvolvida nos períodos matutino e vespertino com atividades práticas, experimentações e exercícios, que além de "valer" nota de avaliação, rendeu troféus às equipes que apresentaram melhor desempenho. Os alunos foram divididos em equipes, todas com nomes sugestivos à disciplina: Cafeína, Benzeno, Iso-octano, Ácido cítrico, Eugenol e Capsaicina.

O professor Luiz Both, responsável pelo evento, explicou que a atividade promove a integração, desperta o interesse pela disciplina de forma lúdica e estimula os alunos na construção do conhecimento e desenvolvimento da criatividade. "As equipes são mistas, com alunos dos cursos técnicos e superior, o que possibilita a integração e amplas possibilidades de construção do conhecimento, por meio da resolução das tarefas propostas, dos exercícios, os alunos estarão usando e adquirindo conhecimentos", disse o professor.

Both lembrou ainda que a GinQuim foi uma atividade desenvolvida na década de 90, no Campus Cuiabá, quando era denominada Escola Técnica Federal. "A Ginquin reunia todos os estudantes da instituição, em todas as áreas da Química, com atividades que eram desenvolvidas nos dias de aula e até nos finais de semana", disse o professor, que agora retoma a experiência de sucesso no Campus Cuiabá - Bela Vista. "Nesta primeira edição, estamos desenvolvendo atividades na área de Química Orgânica, mas esta será um estímulo para que os professores mais novos desenvolvam novas gincanas em outras áreas ou mesmo uma Gincana que abranja todas elas", afirmou.

Para o acadêmico Josué de Deus, do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Química, a Gincana foi uma forma de incentivar todos os estudantes. "É uma forma de aprender na prática, com aplicação dos conteúdos teóricos, o que facilita e também incentiva os alunos a gostarem dos conteúdos da disciplina", destacou o acadêmico. Já o professor Douglas Ramalho, também um dos responsáveis pelo evento, destacou que "a integração entre alunos dos diferentes cursos contribui para a percepção sobre como cada um usa e aplica a Química Orgânica".

Participaram ainda do evento, como organizadores, colaboradores ou juízes, os professores Olavo Ivo Pereira, Jonas Priebe, Jandinei dos Santos, Lisandra de Abreu Nery, Daniela Cavenaghi, Deiver Teixeira, Marcos Pantoja, Washington Nery e Samuel; os técnicos-administrativos Vanessa Gonçalves, Adriana de Oliveira e Francismeiry de Queiroz.

O Campus Cuiabá - Bela Vista - Um dos 18 campi do IFMT, o Campus Cuiabá - Bela Vista oferta os cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de Química e de Meio Ambiente; cursos técnicos subsequentes ao ensino médio nas áreas de Química e Alimentos; os cursos superiores de Bacharelado em Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Gestão Ambiental; curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; e Licenciatura em Química (modalidade de ensino a distância).