Campus Cuiabá – Bela Vista tem 11 projetos de pesquisa aprovados em editais do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 22 de Julho de 2021 às 10:34

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) teve, em 2021, onze projetos de pesquisa aprovados em editais lançados pela Reitoria do IFMT. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Campus são desenvolvidas, majoritariamente, nas áreas de alimentos e química.

Entre os projetos de pesquisa aplicada em livre concorrência ofertados em parceria entre o IFMT e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Edital 50/2021, foram aprovados os seguintes:

- Tendências de extremos climáticos e suas relações com a temperatura dos oceanos tropicais na região Centro-Oeste do Brasil (Nadja Gomes Machado).

- Avaliação da concentração total e bioacessível de lítio em castanhas do Brasil comercializadas na cidade de Cuiabá-MT (Adriana Paiva de Oliveira).

- Gelado comestível de kefir adicionado de batata-doce biofortificada e xarope de açaí (Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria).

- Ocorrência e quantificação de esporos bacterianos em pães artesanais comercializados em Cuiabá-MT (Marilu Lanzarin).

- Estudo do tratamento de efluente de biodiesel por via catalítica (Demétrio de Abreu Sousa).

O Edital 51/2021 do IFMT ampara projetos de pesquisa aplicada com cota por Campus. Neste, foram aprovados os seguintes projetos do Campus Bela Vista:

- Caracterização e aceitabiliadade do café solúvel enriquecido com colágeno hidrolisado (Wander Miguel de Barros).

- Detecção de fraude por substituição de espécies em peixes comercializados em supermercados na cidade de Cuiabá – Mato Grosso (Marilu Lanzarin).

- Avaliação microbiológica de produtos artesanais de origem animal (Daniel Oster Ritter).

Para projetos de inovação tecnológica, o IFMT lançou o Edital 52/2021. O Campus Cuiabá – Bela Vista teve os seguintes projetos aprovados:

- Desenvolvimento de protocolo de salga para mantas de pirarucu (Arapaima gigas) (Marilu Lanzarin).

- Sobremesa láctea funcional de leite de búfala (Bubalus bubalis) com ervas aromáticas (Nagela Farias Magave Picanco Siqueira).

- Pururuca de pele de peixe: uma alternativa para agregar valor (Daniel Oster Ritter).

Para o coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, o resultado é fruto do trabalho dos servidores do Campus. “Temos uma equipe de excelência, que se dedica à pesquisa e inovação no entendimento de que este é o caminho para a construção de um ensino de qualidade”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Aquino, parabenizou a todos os servidores envolvidos. “Nossa meta é investirmos cada vez mais em pesquisa, dando condições de trabalho para que esta área seja alavancada ainda mais no nosso Campus”.