início do conteúdo

Campus Cuiabá – Bela Vista tem 14 projetos de pesquisa aprovados em editais do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 30 de Julho de 2020 às 12:26

Quatorze projetos de pesquisa elaborados por servidores do Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foram aprovados em editais de incentivo realizados pelo IFMT divulgados nesta semana. Destes projetos, 10 foram selecionados no Edital 54/2020 para projetos de inovação 2020/20201. Isso representa um terço de todos os projetos selecionados em Mato Grosso.

Quatro projetos foram aprovados no Edital 53/2020 de pesquisa aplicada e bolsas de iniciação científica (PIBIC-EM-COTA).

“O resultado dos pesquisadores nestes editais demonstra a disposição e a qualidade nos projetos desenvolvidos, o que para nosso contexto abre perspectivas para parcerias futuras e ampliação do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de nossa região", destacou Raquel Fernandes, Coordenadora de Pesquisa do Campus Cuiabá – Bela Vista.

Para o diretor-geral do Campus, Deiver Teixeira, o resultado é fruto da dedicação e trabalho dos servidores na área da pesquisa. “Os resultados apontam que o Campus desenvolve pesquisa de qualidade, reconhecida institucionalmente, e fora da instituição, com número expressivo de publicações e outras atividades relevantes registradas na plataforma lattes”, destacou.

Confira abaixo as pesquisas do Campus Cuiabá – Bela Vista selecionadas nos Editais:

EDITAL 54/2020- PROJETOS DE INOVAÇÃO CHAMADA 2020/2021  LIVRE CONCORRÊNCIA

1. Desenvolvimento de Produto Lácteo Com Batata - Doce Biofortificada (Rozilaine A. P.G. de Faria)

2. Uso de Revestimento Alimentício Elaborado com Matrizes Regionais no Pós Colheita de Banana Maça (Adriana Paiva de Oliveira)

3. Desenvolvimento de Peixe Dulcícola Apertizado (Marilu Lanzarin)

4. Elaboração de Queijo Maturado em Licor de Caju (Daniel Oster Ritter)

5. Otimização de Método Para Análise Multivariada de Álcool Gel (Demetrio de Abreu Sousa)

6. Mapeamento de Cadeias Agroalimentares Curtas: Uma Proposta Para Desenvolvimento De Mercados Locais Em Cuiabá-Mt (Alencar Garcia Bacarji)

7. Estudos de Validação Em Escala Operacional Do Removedor De Amônia Atmosférica Em Aviário (Oalas A M dos Santos)

8. Biofertilizante Para Solo à Base de Resíduos do Processamento Do Arroz         (Elaine de Arruda O Coringa)

9. Nanoencapsulação do Óleo De Alho: Síntese  e Caracterização (Eucarlos de Lima Martins)

10. Otimização do Processo de Tratamento de Água Em Indústria De Refrigerantes Com o Uso De Coagulantes Químicos E Naturais (Josias do Espirito S Coringa)

EDITAL  53/2020 - PROPES/IFMT - PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC-EM - COTA/CAMPUS

1. A Gestão de Recursos Hídricos e sua Influência no Desenvolvimento Agrícola as Margens do Reservatório de Manso.         (Oseias dos Santos)

2. Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos fornecidos no serviço de delivery: Sanduíches, hot dog, pizzas, sashimi comercializados em lanchonetes, restaurantes: Estudo da prevalência de contaminantes microbiológicos (Salmonella sp; E. coli; Bacil) (Paulo Celso Leventi Guimaraes – Coordenador; Aline Bernardes; James Moraes de Moura)

3. A Rota da Produção de Alimentos Naturais no Município de Cuiabá-MT (Oseias dos Santos)

4. Alimentos funcionais: Um reforço para o sistema imunológico, produção de proteínas por células imunocompetentes, em tempos de pandemia COVID-19 (Paulo Celso Leventi Guimaraes)

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT