Equipes de Cáceres, Primavera do Leste e Cuiabá vencem Maratona de Soluções Tecnológicas do IFMT

Publicado por: Campus Cáceres / 24 de Agosto de 2021 às 14:27

Equipes formadas por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, dos campi Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Primavera do Leste e Cuiabá–Octayde Jorge da Silva conquistaram o primeiro e o segundo lugar nas categorias 'Tecnologias Sociais e Planejamento' e ‘Tecnologias Digitais e Dispositivos’ da Maratona de Soluções Tecnológicas do IFMT. O resultado foi anunciado na noite desta segunda-feira (23.08) em evento on-line durante a programação da Semana de Inovação de Mato Grosso.

Com propostas de soluções aplicadas à agricultura familiar e ao agronegócio, o concurso realizado por meio do Departamento de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMT (Propes) reuniu 21 projetos de estudantes do ensino médio, técnico e superior da instituição.

O Campus Cáceres conquistou os dois primeiros lugares na categoria 'Tecnologias Sociais e Planejamento'. A equipe 'ForestCloud' conquistou o primeiro lugar com a apresentação de uma plataforma virtual para o monitoramento de pragas florestais por meio do sensoriamento remoto. A ideia foi desenvolvida pela acadêmica e acadêmicos do Curso Superior de Engenharia Florestal, Creunice Silva, Jeyglisson Thauan e Wesley Pinho em conjunto com Nayara Grassioti e Caio de Souza, estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática.

De acordo com a líder da equipe, Creunice Silva, a plataforma detectará com maior rapidez os danos causados pelos insetos, o que pode ajudar a diminuir o uso de agroquímicos no controle dos insetos e gerar benefícios ambientais e econômicos.

Também de Cáceres, a equipe 'Agrotec' formada por Lorena Santos, Eduardo Kava  e Geovani Stochero, estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática,  conquistou o segundo lugar na categoria de Tecnologias Sociais e Planejamento com a proposta do Programa de Incentivo a Produções Diversas (PIPD).  A solução tecnológica defendida pela equipe foi um programa de incentivo à agricultura familiar por meio de assistência técnica e orientação ofertada por estudantes dos cursos técnicos do IFMT Cáceres.

Segundo a líder da equipe Lorena Santos, o propósito é apoiar e incentivar os pequenos produtores rurais e a agricultura familiar com uma rede de assistência técnica envolvendo IFMT e outras instituições para potencializar a produção de forma sustentável.

Na categoria 'Tecnologias Digitais e Dispositivos' venceu em primeiro lugar a equipe 'Agro Elite', do Campus Primavera do Leste, formada pelos acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação, Luiz Guilherme Souza,  Maycon Douglas Siqueira e João Paulo Souza. A equipe propôs o desenvolvimento de uma Estação Meteorológica de custo reduzido para o pequeno produtor.

De acordo com o líder da equipe, Luiz Guilherme Souza, a estação possibilitará o monitoramento climático a partir de parâmetros como pressão, temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento e poderá ser um instrumento para o pequeno agricultor administrar melhor a sua produção.

O segundo lugar na categoria ‘Tecnologias Digitais e Dispositivos’ ficou com a equipe 'Habit' do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva. O grupo liderado pelo acadêmico de Engenharia da Computação Eberty  Miranda, em conjunto com os acadêmicos Luis Fernando Sampaio, Dheyk Souza e Joao Angello de Oliveira desenvolveu um serviço denominado  “verdzi” a partir da criação de um aplicativo de vendas de alimentos integrados a um serviço de transporte inteligente e seguro.  O objetivo é criar instrumento para favorecer a interação e cooperação entre produtores rurais, motoristas e consumidores.

Prêmio

As equipes vencedoras receberão a premiação no valor total de 10 mil reais. O recurso será dividido para os estudantes das 4 equipes que conquistarem o primeiro e o segundo lugar  nas duas áreas do concurso. O prêmio é de R$ 3.000,00 para o primeiro lugar e R$ 2.000 para o segundo lugar.

Além do valor em dinheiro, as 4 equipes vencedoras receberão orientações e integrarão  projetos de pré-incubação ofertados pela Ativa Incubadora do IFMT.

Educar para a Vida

A primeira Maratona de Soluções Tecnológicas do IFMT teve início em julho de 2021 com atividades on-line, incluindo inscrição e capacitação das equipes concorrentes e orientações para o desenvolvimento de projetos e inovações. Das 21 equipes participantes, 10 chegaram à final do concurso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor do Agronegócio e da Agricultura Familiar.

Segundo a coordenadora do concurso, Fernanda Marques Caldeira, Chefe de Departamento de Inovação Tecnológica do IFMT,  além do estímulo  para os estudantes à inovação e o desafio de ideias para soluções tecnológicas e sociais a serem aplicadas a realidade de Mato Grosso,  os dois meses de trabalho com as equipes na maratona foram marcados por trocas e aprendizagens que dão sentido a missão do IFMT de educar para a vida.

“Além do desafio de demonstrar essa capacidade técnica, inventiva de nossos estudantes, esses jovens experimentaram desafios de trabalho em equipe, de iniciativa, de resolução de conflitos, de prazos apertados, de busca por informação, de busca por apoiadores. Com certeza todas as equipes vão tirar proveito desse processo para a carreira estudantil e para a vida”, comemora Fernanda.

‘Maratona de Soluções Tecnológicas do IFMT

Resultado: equipes vencedoras

Categoria 1 – Tecnologias Digitais e Desenvolvimento de Dispositivos

1° Lugar – Equipe Agro Elite (Campus Primavera do Leste) - Engenharia de Controle e Automação