Estudante do Campus Bela Vista é selecionada de MT no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 6 de Agosto de 2019 às 08:45

A estudante Isis Damasceno Lé do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista foi a selecionada do Estado de Mato Grosso para a edição de 2019 programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Com 15 anos de idade, Isis é cursa o segundo semestre do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.

O PJB é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O objetivo é proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos Deputados Federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

Para participar os estudantes devem elaborar e inscrever um projeto de Lei. O projeto aprovado seleciona o aluno. Para o programa, Isis criou um projeto de “Incentivo ao Uso de Pesticidas Biológicos e Agroecologia”. A ideia, de acordo com ela, é que o governo dê incentivo financeiro aos produtores rurais que optarem pela utilização de pesticidas biológicos. “O acesso a agrotóxicos é mais barato, por isso, facilitado. Mas gera consequências à nossa saúde e ao meio ambiente. A proposta é facilitar o acesso do produtor a outras alternativas para o controle de pragas”, afirmou.

Isis afirma que contou com o apoio da sua mãe, que a motivou a se inscrever no programa. Já a orientação acadêmica para a construção do projeto foi da professora Adaiane Marcondes, que atuava como substituta no Campus. “Ela me indicou o documentário ‘O Veneno Está na Mesa’ e alguns livros que debatiam o tema em todos os pontos de vista para eu poder me embasar no meu projeto”, comentou.

A estudante parte para Brasília no início de setembro. Até este período, ela passa por curso preparatório ofertado pela Câmara Federal por meio de Ensino à Distância (EAD).