Estudante do Campus Bela Vista é um dos selecionados para a segunda fase das Olimpíadas de Matemática

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 17 de Setembro de 2019 às 16:20

O estudante do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista, Luis Carlos Baicere da Silva, é um dos selecionados de Mato Grosso para a segunda fase das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). O evento acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, em Campos dos Goytacazes, (RJ).

Com apenas 15 anos de idade, Luis estuda o segundo semestre do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. “Participei da primeira fase como um teste, para me preparar para as próximas edições. Não imaginava que seria selecionado logo na primeira vez”, comemorou. “Estou muito ansioso para participar da segunda etapa”.

Luis será acompanhado pelo professor de matemática, Maurino Anastasio, que acompanhou todo o processo da participação dos alunos Campus Bela Vista. “Estou muito contente pela conquista, pois é mais um momento de aprendizado e desenvolvimento do aluno. Ele ainda tem mais três olimpíadas pela frente, e pode progredir muito mais”, destacou.

Participaram da primeira fase da OMIF mais de 16 mil alunos. No Campus Bela Vista foram 72 participantes. Além de Luis, também participará da segunda fase o estudante Luciano Machado Amaral do Campus São Vicente.

Para o diretor-geral do Campus Bela Vista, Deiver Teixeira, a conquista de Luis é motivo de comemoração. “Trata-se de mais um indicativo da seriedade com a qual tratamos a educação no nosso Campus. Somos hoje referência na educação pública em Mato Grosso, conforme aponta os resultados do último Exame Nacional do Ensino Médio. A meta é investirmos ainda mais com a atenção voltada sempre para nossos alunos”, destacou.

Competição Nacional

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado de nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira.

A OMIF será realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. Em 2019, a OMIF se realizará no IFFluminense - Campus Campos Centro.

O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.