início do conteúdo

GPHSC finaliza primeiro semestre do ano apresentando artigo em evento internacional

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 15 de Agosto de 2019 às 14:39

Para fechar o primeiro semestre de 2019 com chave de ouro o Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Mato Grosso – GPHSC, através da Professora Drª Cleide Ester de Oliveira, marcou presença no evento internacional CIAIQ 2019 (8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa), ocorrido em Portugal. Na oportunidade a professora apresentou o artigo “Gêneros, Sexualidades e Educação: Estratégias Discursivas como Ferramentas de Poder na Construção do Pânico Moral que Refletiram nas Eleições do Brasil em 2018” .

Para Cleide “o artigo chamou bastante atenção, pois trouxe para discussão a questão da exclusão presente nos discursos de determinados líderes políticos em relação a certos grupos sociais”. O artigo é um trabalho crítico com a participação de vários doutores sobre a conjuntura política atual e o retrocesso em termos de direitos humanos. A pesquisadora, que representou o Grupo de Pesquisa neste evento, contribuiu significativamente com a qualidade de ensino do IFMT e, hoje, encontra-se aposentada, porém continua atuante na luta pela educação.

Grupo de Pesquisa inclui com êxito estudantes do ensino médio

Em balanço semestral, o GPHSC conquistou muitos avanços: em março de 2019 vários integrantes do grupo marcaram presença no II SEI – Seminário sobre Ensino e suas Interfaces, realizado nos dias 19, 20 e 21 de março, na Unic Beira Rio de Cuiabá-MT, onde vários estudantes da graduação do IFMT Cuiabá Octayde, do Mestrado (PPGen) – IFMT/UNIC e do ensino médio do IFMT Cuiabá Bela Vista apresentaram nove trabalhos sob a orientação da professora Drª Raquel Fernandes Martins e demais pesquisadores do grupo.

Para a mestranda Isabel Cristina Silva o evento foi de extrema relevância, pois contribuiu diretamente com o aprimoramento da sua pesquisa de mestrado. Já a aluna do ensino médio, Wanessa dos Santos, demonstrou muito entusiasmo em participar do evento: “foi uma experiência inovadora, pois com este evento consegui ampliar minha visão acerca de diversidade e bullying”.

Para o também estudante do ensino médio do IFMT Bela Vista, Alexandre M. de Arruda Jr., a sua participação no evento foi gratificante. Segundo ele, a experiência possibilitou estar inserido na realidade de outras escolas, assim como do próprio IFMT e, ao mesmo tempo, estar desenvolvendo trabalhos acerca da educação. Alexandre também participou do Seminário "As Redes Educativas e as Tecnologias", ocorrido na UERJ. “Levei comigo o nome de minha instituição de ensino, de meus orientadores e, é claro, do grupo de pesquisa que faço parte: o GPHSC”, foram as palavras proferidas pelo discente.

2019/01 foi um semestre agitado para o grupo

Muitos outros eventos fizeram parte da agenda do Grupo de Pesquisa, entre eles, a participação no III CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) com a apresentação do artigo sobre bullying, intitulado “Plano de Desenvolvimento Institucional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Abordagem e Concepção de Direitos Humanos e Bullying”, sob a coordenação da professora Raquel, da Mestra Vanessa Costa Gonçalves Silva e da mestranda Leyze Grecco. Nesse mesmo evento foi também apresentado o trabalho “Digitalizar: Uma Perspectiva de Combate ao Bullying”, de autoria da Drª Raquel M. Fernandes, da mestranda Leyze Grecco e da graduanda Priscila Carla Veloso Ramos e, ainda, o trabalho “Curta BLV: Ensino, Pesquisa e Extensão”, do pesquisador Yury Ogaya de Assumpção, membro do Grupo de Pesquisa e também professor do IFMT Campus Cuiabá Bela Vista.

A publicação de capítulo de livro marcou os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo, de autoria das pesquisadoras Adriana M. de Oliveira, Francismeiry C. de Queiroz e Raquel M. Fernandes, intitulado "Bullying no Contexto Escolar: Apontamentos à Luz de Foucault". E, também, a publicação do artigo “Bullying e Violência no Ambiente Escolar: uma revisão de literatura no período de 2015 -2019”, dos pesquisadores Raquel Martins Fernandes, Jeferson G. Moriel Jr., Gildasio P. da Silva e Gilson P. da Silva na Revista Eletrônica Acervo Saúde.

Pesquisadores e pesquisadoras continuam estudos na área

O Grupo de Pesquisa teve a grata satisfação de comemorar a conclusão do Mestrado em Ensino por parte de seus integrantes. A servidora do IFMT Bela Vista, Vanessa Costa Gonçalves Silva, obteve o título de mestra apresentando sua pesquisa Violência Escolar, Bullying e Violação de Direitos Humanos no Cotidiano Escolar. O também servidor Jair Aniceto de Souza, do IFMT Sinop, fez sua defesa de mestrado com a pesquisa Bullying, Racismo e Identidade no Contexto Escolar dos Cursos Técnicos de Automação Industrial e Eletromecânica integrados ao Ensino Médio do IFMT Campus Avançado Sinop.

Também foi motivo de alegria a recente aprovação dos membros do Grupo de pesquisa Luiz Carlos de Moraes Fernandes no doutorado na UFMG, Deyvison Ronny da Silva Lopes no mestrado profissional em Ensino de Filosofia da UFMT e Alessandra Valdivieso, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMT.

Tais conquistas refletem a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos membros do Grupo de Pesquisa. Para a coordenadora do GPHSC/IFMT, Drª Raquel Martins Fernandes, “as ações não acabam por aqui, muito pelo contrário; a educação, a contemporaneidade, a história e a sociedade estão aí, precisando cotidianamente de mais pessoas para mudarmos nosso futuro, por meio de debates, ideias e intervenções”.

Continuação da pesquisa sobre bullying

Para o segundo semestre, os pesquisadores já programaram participações em outros grandes eventos, entre eles o ESOCITE (VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias), com a aprovação do Grupo de Trabalho Direitos Humanos e Educação Tecnológica, coordenado pelas pesquisadoras Marinês Barbosa de Oliveira (CEFET-MG Curvelo) e Raquel M. Fernandes (IFMT Campus Cuiabá Bela Vista).

Além disso, em 2019/02, os pesquisadores estão frente a dois grandes desafios: o primeiro é desenvolver a pesquisa “Bullying e Direitos Humanos” (Edital 45/2019 PROPES), que consiste na aplicação de um questionário online nas escolas municipais, estaduais e federais aos estudantes do ensino médio, com o objetivo de compreender os comportamentos que configuram o bullying; e o segundo é a construção do aplicativo "Digitalizar: uma perspectiva de oposição ao bullying" (Edital 50/2019 PROPES).

Combater as mazelas presentes no meio educacional e que trazem tantos malefícios aos estudantes é o grande objetivo do GPHSC, que busca incluir a comunidade na discussão e fomentar a capacitação dos profissionais para a educação pautada nos direitos humanos e no respeito ao próximo. Nas palavras de uma das pesquisadoras o Grupo vai muito além da pesquisa, pois ele devolve os seus estudos em forma de ações para a própria comunidade, trabalhando de forma indissociada ensino-pesquisa e extensão.

Fonte: Cristiane Fronza (Jornalista IFMT Várzea Grande) e Isabel Silva (pesquisadora do grupo)

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT