IFMT Campus Bela Vista abre inscrições para vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 10 de Julho de 2017 às 12:58

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertadas pela Campus Cuiabá - Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O edital foi lançado nessa sexta-feira (7), por meio do edital nº 59/2017, para o Processo Seletivo 2018/1. Em todo o Estado serão ofertadas 2.985 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertadas pela Instituição, distribuídas em 19 campi 2 núcleos avançados. No Campus Cuiabá - Bela Vista são ofertadas 70 vagas, sendo 35 para o Curso Técnico em Meio Ambiente e 35 para o Curso Técnico em Química, ambos em período integral.

Os candidatos devem efetuar sua inscrição exclusivamente pelo site da Seleção – https://selecaol.ifmt.edu.br/, no período de 10 de julho a 08 de outubro de 2017. Após preencher o formulário de inscrição e questionário socioeconômico, o candidato deverá imprimir o boleto da taxa de inscrição, no valor de R$ 40,00 e efetuar seu pagamento na rede bancária. No dia 19 de outubro, serão disponibilizadas as relações de candidatos inscritos, assim como o ensalamento para a realização das provas.

A prova do Exame de Seleção 2018/1 será aplicada no dia 29 de outubro, das 14 às 17 horas e 30 minutos, constando de 20 questões na disciplina de língua portuguesa e 20 questões na disciplina de matemática. A publicação do gabarito ocorrerá no dia 30 de outubro de 2017, no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br.

As provas podem ser realizadas em 22 cidades do estado de Mato Grosso, dentre as quais o candidato deverá optar no ato da inscrição. A divulgação dos locais de realização da prova (nome do estabelecimento, endereço e sala) será divulgado na listagem a ser publicada no dia 19 de outubro de 2017, no endereço eletrônico – https://selecao.ifmt.edu.br/

O resultado do Processo Seletivo será publicado no dia 11 de dezembro de 2017, no site – https://selecao.ifmt.edu.br, cinco listas, contendo 50%, por curso e turno, dos candidatos da listagem geral que foram aprovados no processo seletivo; nas outras quatro listas, constarão os nomes dos candidatos aprovados que se inscreveram como cotistas, por curso e turno.

O período de matrículas para os candidatos aprovados em primeira chamada será de 08 a 12 de janeiro de 2018, na Secretaria Geral de Documentação Escolar do Campus para o qual o candidato se inscreveu. A segunda chamada será divulgada no dia 18 de janeiro de 2018 e o período de matrículas é previsto para o período entre 23 e 26 de janeiro de 2018. Caso seja necessário, mas chamadas serão realizadas, sempre publicadas no site da Instituição.

Isenção de pagamento da taxa de inscrição

Os candidatos interessados poderão solicitar a isenção de pagamento de taxa de inscrição, no período de 10 a 20 de julho de 2017. Ao solicitar a isenção, é necessário atender aos pré-requisitos: ter estudado todo o ensino fundamental rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal); não ter estudado na rede particular, a não ser como beneficiado por bolsa integral de estudos; comprovar residência em Mato Grosso; comprovar renda familiar não superior a 2 (dois) salários-mínimos e preencher o formulário de inscrição e questionário socioeconômico no site da Seleção. Após realizar sua inscrição no site, o candidato à isenção deverá protocolar (entregar) os documentos comprobatórios requisitados no Edital, no Campus para o qual se inscreveu.

Sobre a reserva de vagas

Em conformidade com legislação citada no edital nº 59/2017, o IFMT estabelece a reserva de vagas, de 50% (cinquenta por cento) em todos os cursos e turnos, para candidatos que tenham cursado Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino: Municipal, Estadual ou Federal, observadas as seguintes condições:

50% (cinquenta por cento), das vagas reservadas a cotistas, serão destinadas a candidatos com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, isto é, R$1.405,50 (mil quatrocentos e cinco reais e cinquenta centavos), das quais 62% (sessenta e dois por cento) serão preenchidas por candidatos que se declararem no ato da inscrição, Pretos, Pardos e Indígenas (P.P.I)  e também por pessoas com deficiência. Já os 38% (trinta e oito por cento), serão destinados a candidatos concorrentes que não se autodeclararem, pretos, pardos ou indígenas (P.P.I).

50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas para cotistas serão destinadas para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salários mínimo per capita, isto é, R$1.405,50 (mil quatrocentos e cinco reais e cinquenta centavos), das quais 62% (sessenta e dois por cento), serão preenchidas por candidatos que se autodeclararem, no ato da inscrição, pretos, pardos e indígenas (P.P.I) e também por pessoas com deficiência. Já os 38% (trinta e oito por cento) serão destinados a concorrentes que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas (P.P.I).

Acesse link para inscrições: https://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=3925.