IFMT debate propostas de conectividade aos estudantes

Publicado por: Reitoria / 31 de Julho de 2020 às 10:57

O IFMT, por meio das Pró-Reitorias de Administração (PROAD) e de Ensino (PROEN), da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação (DSTI) e do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), apresentou ao Colégio de Dirigentes (Codir), em reunião no dia 21, quatro propostas estratégicas de contratação de produtos e serviços que possibilitam aos estudantes conexão com a rede internet, meio tecnológico utilizado para acessar conteúdos e atividades das disciplinas disponibilizadas em forma não presencial.

“Essa é uma importante etapa, considerando o planejamento dos Campi, pois possibilita que o IFMT, a partir dos campi assegure aos estudantes condições de acesso às atividades escolares e garanta o direito à educação”, avaliou o reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, referindo-se à retomada do calendário acadêmico, prevista para o próximo dia 1º de agosto.

Uma das estratégias apresentadas, de fundamental importância para o atual momento do retorno do calendário por ANP, foi o planejamento da aquisição de serviço de nuvem para hospedar e manter o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, um dos principais recursos tecnológicos de interação remota entre estudantes e professores, muito usado na Educação a Distância e adotado por grande parte dos campi nas atividades remotas.

“Por meio do AVA Moodle, será possível aos professores desenvolver atividades pedagógicas que poderão ser executadas a distância pelos estudantes. Os discentes moradores de áreas não atendidas por serviço de internet receberão atenção especial da instituição, que irá oportunizar materiais impressos para acompanhamento das aulas”, explica o pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara.

Também foram apresentadas e debatidas a viabilidade de 11 propostas de solução às necessidades tecnológicas e de conectividades dos estudantes. O objetivo é dar condições para que cada campus possa decidir, com base nos indicadores fornecidos pela Reitoria, pela adoção de uma ou mais propostas adequadas à realidade de seus estudantes, propostas que discutem licitações de equipamentos, apoio tecnológico, por meio de cedência de equipamentos e, ou, oferta de bolsas emergenciais com vistas à conectividade, cooperação com editais de outras instituições, aquisição de AVA - Moodle, entre outros.

Para auxiliar na compreensão sobre a aquisição de serviços de dados para internet e do armazenamento de dados em nuvem (hospedagem), a DSTI apresentou estudos comparativos que permitiram aos diretores gerais compreender qual o quantitativo de recursos precisam alocar para fornecer as atividades pedagógicas previstas remotamente em seus respectivos campi.

Agilidade na aquisição de soluções às necessidades dos estudantes

Com o apoio da Reitoria do IFMT os processos de contração dos campi ficará mais ágil, já que todos os campi terão à sua disposição todos os documentos elaborados pelas equipes da PROEN, PROAD e DSTI, diminuindo o esforço das unidades na elaboração da documentação necessária à contratação dos serviços ou aquisição de equipamentos, para que a escolha do Diretor Geral possa ser efetiva e rápida.

“Nossa maior preocupação foi demonstrar indicadores fortes para tomada de decisão, sendo a melhor ou as melhores metodologias que o campus venha a adotar. Colocamos os nossos levantamentos à disposição dos campi para minimizar o trabalho e tornar célere a disponibilidade dos produtos e serviços aos nossos estudantes”, enfatizou Willian de Paula.

O reitor reafirmou que a instituição tem trabalhado fortemente para cumprir sua responsabilidade social e objetiva de unidade de ensino profissional e não mede esforços para apoiar todas as iniciativas durante o período de pandemia, para melhor atender o estudante e assegurar a inclusão e o direito universal à educação pública de qualidade.

Para maiores informações sobre as ações durante a pandemia acesse https://acoescovid.ifmt.edu.br/

Marcadores: ifmt_1