IFMT reafirma parceria com Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso

Publicado por: Reitoria / 28 de Junho de 2021 às 15:06

Na última sexta-feira (25) o Instituto Federal de Mato Grosso realizou reunião com o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) para manifestar o interesse na continuidade de futuros projetos entre as instituições e apresentar a nova gestão do IFMT.

Participaram o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Julio César dos Santos, o procurador-chefe do MPT-MT, Rafael Mondego Figueiredo, a servidora do MPT-MT, Lêda Maria do Carmo Klein, o pró-reitor de Extensão, Marcus Vinicius Taques Arruda, o Diretor de Planejamento e Captação de Recursos, Leone Covari, e a gerente do Escritório de Captação de Recursos na Reitoria, Laura Caroline Aoyama de Barros.

O reitor Julio iniciou agradecendo a parceria já estabelecida com o MPT-MT e a avaliou como positiva. "Tem dado resultados para nossa comunidade, sobretudo para as pessoas que mais precisam. Esse é o principal foco do IFMT e será cada vez mais daqui para frente com o atendimento, principalmente, às comunidades, pessoas em vulnerabilidade social. Temos o compromisso, apresentado e validado em recente processo eleitoral, que é a construção de uma instituição focada nas pautas progressistas, acima de tudo voltadas ao atendimento das pessoas que mais precisam.”

O reitor apresentou os programas em implantação e ampliação desde que assumiu a gestão, que abrangerão todo o estado de Mato Grosso, como o fortalecimento do Programa Tereza de Benguela, que contou com recursos do MPT-MT, com a proposta de implantação em todo território nacional, recebendo o prêmio de melhor projeto de extensão da Rede Federal.

O IFMT está com suas equipes realizando levantamentos nas comunidades indígenas da região do Araguaia e nas comunidades quilombolas da região da baixada cuiabana para a implantação do Programa Dom Pedro Casaldáliga, que será um conjunto de ações e projetos voltados à capacitação e apoio a essas comunidades tradicionais.  A instituição também está implantando o Projeto Nelson Mandela, que irá trabalhar com os imigrantes refugiados em Mato Grosso.

“Gostaríamos de poder continuar contando com a parceria com o Ministério Público do Trabalho, porque tem sido, para nós, fundamental, estratégico e importante. Tem nos permitido dar melhores respostas e resultados para a comunidade e resolver situações de infraestrutura que estão diretamente relacionadas com a melhoria da qualidade dos serviços que ofertamos para a sociedade”, finalizou o reitor.

O procurador-chefe do MPT-MT, Rafael Mondego Figueiredo concordou. “Ratifico a parceria que já existe com a instituição e, quando assumi há mais de dois anos a chefia, avançamos ainda mais, destinando recursos para o IFMT. Nossa intenção, de fato, é continuar com as parcerias porque vem gerando frutos excelentes no estado de Mato Grosso”, enfatizou o procurador.