início do conteúdo

IFMT realiza III Fórum Estadual de Assistência Estudantil e I Encontro das Comissões de Permanência e Êxito

Publicado por: Reitoria / 8 de Novembro de 2019 às 11:58

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza nos dias 12 e 13 de novembro, o III Fórum Estadual de Assistência Estudantil e o I Fórum de Permanência e Êxito, no Campus Vicente. O Fórum ocorre uma vez ao ano, sempre no segundo semestre do período letivo, considerando a realização das etapas locais dos Fóruns realizados pelos Campi. Os relatórios elaborados pelos Campi com as informações sobre as principais demandas, requisições e debates encaminhados pela comunidade são enviados à Comissão Central de Assistência Estudantil e servem de subsídios para a construção da etapa Estadual.

Esse modelo de organização da Política de Assistência Estudantil atende aos princípios da gestão democrática previstos nos artigos 206 da Constituição Federal e 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Nesta concepção, compreende-se a participação da comunidade como elemento fundamental para construir as políticas, programas e ações que possibilitem melhorias nas condições para permanência dos estudantes na instituição de ensino. A experiência do IFMT no tocante ao modelo de organização dos regulamentos, dos Fóruns e Comissões Locais com representação de todos os segmentos da comunidade é inédita na Rede Federal.

Os encaminhamentos do Fórum Estadual servem de subsídios para o planejamento anual do exercício subsequente e condução das políticas de permanência do IFMT com base nas demandas apontadas pelos Campi.

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica executa o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) (Decreto nº 7.234/2010) que atualmente é a principal fonte de financiamento para as ações de assistência estudantil. Para além do PNAES existem outros programas específicos que compõem a Política Nacional de Assistência Estudantil, como por exemplo, o Programa Bolsa Permanência para indígenas e quilombolas e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

No entanto, a Política de Assistência Estudantil do IFMT estabelece diretrizes que orientam a atuação profissional para além dos processos de bolsas e auxílios financeiros. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil, IFMT - Campus São Vicente e Comissão Local Permanente de Assistência Estudantil.

O Fórum Estadual de Assistência Estudantil é uma atividade institucional prevista na Política de Assistência Estudantil do IFMT (Resolução CONSUP 094/2017) e possui Regimento Próprio homologado por meio da Portaria Reitoria 2.504/2017.

Orientações sobre hospedagem e alimentação

A Comissão organizadora informa que o Campus São Vicente possui estrutura de alojamento coletivo para até seis pessoas em cada dormitório. O Campus dispõe de 45 vagas para os dormitórios. A prioridade para a estadia no local do evento é para os servidores e estudantes dos Campi do interior do estado. Os servidores e estudantes dos Campi da baixada cuiabana (Várzea Grande, Cuiabá Octayde e Bela Vista) deverão se organizar para o retorno no final das atividades.

Os servidores e estudantes que se hospedarão no Campus deverão levar alguns itens individuais: roupas de cama e banho; sabonetes e demais itens para higiene pessoal; copos e talheres.

O Campus dispõe de um restaurante universitário onde os participantes poderão fazer suas refeições. O valor total das refeições terá um custo de R$ 50,00 por pessoa, deverá ser levado em dinheiro, e terá o direito as seguintes refeições:

  • 2 cafés da manhã – dias 12 e 13 de novembro;
  • 2 almoços – dias 12 e 13 de novembro
  • 2 jantares – dias 11 e 12 de novembro. No dia 11 estamos considerando a chegada das delegações do interior que se deslocarão de veículo institucional.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da refeição será gerada pelo Campus mediante o pagamento do valor das refeições. Isso será feito apenas na data do evento. A comissão organizadora não receberá valores antecipados. Não haverá possibilidade de uso de cartão de crédito para se alimentar no Campus.

PROGRAMAÇÃO - III FÓRUM ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 

9h00: Mesa de abertura
10h00: Apresentação do Relatório e Avaliação do Biênio 2017/2019 – Comissão Central Permanente de Assistência Estudantil do IFMT (PROEN/CCPAE).
11h00 às 12h00: Apreciação dos documentos/proposições de alterações nas Resoluções CONSUP 094/2017 e 095/2017
Coordenação: Luciana Gonçalves de Lima
Local: Campus São Vicente – Auditório Jonas Pinheiro

Atividades Simultâneas

14h às 17h: I Encontro das Comissões de Permanência e Êxito do IFMT
Público alvo: Todos os servidores inscritos no Fórum
Mediadora: Luciana Maria Klamt (Pedagoga/PROEN, Presidente da Comissão de Permanência e Êxito do IFMT)
Local: Auditório do Pavilhão Administrativo

14h às 17h: Plenária dos Estudantes – Pautas: sistemas avaliativos, dependência, organização dos estudos e inclusão dos estudantes com deficiência no contexto de revisão da Organização Didática do IFMT.
Público alvo: Todos os estudantes inscritos no Fórum
Mediadores: Júnior César Rosas Leite (Estudante Campus Cuiabá Octayde/Representante Discente Ensino Superior CCPAE) e Laura Emília Macedo (Estudante Campus Pontes e Lacerda/ Representante Discente Educação Básica CCPAE).
Local: Auditório Jonas Pinheiro

Noite Cultural: A partir das 19h30
Local: Auditório Jonas Pinheiro
Coordenação: Priscila Paulino, Marina Marques de Arruda, Júnior César Rosas Leite e Laura Emília Macedo

13/11/2019

8h30 às 11h30 – Mesa: Saúde Mental e Violências no Contexto Escolar
Palestrantes: Profa. Me. Vanessa Furtado (profa. do curso de Psicologia da UFMT)
Profa. Me. Naiana Marinho Gonçalves (profa. do curso de Psicologia da UFMT)
Mediador: Prof. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus (Campus Várzea Grande/Representante Docente CCPAE)

13h às 14h: Eleição dos novos representantes da CCPAE dos segmentos técnico administrativo, docente e discente.

14h15 às 16h: Plenária Final (Apreciação e aprovação do relatório final do Fórum, encaminhamentos e plano de trabalho).
Coordenação: Luciana Gonçalves de Lima e Francismeiry Queiroz

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT