Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bela Vista começa nesta quarta (13)

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 11 de Setembro de 2017 às 10:01

O Instituto Federal de mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista realiza nestas quarta e quinta-feira (13 e 14) a IV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. A programação completa foi divulgada na última semana. Serão ao todo mais de 40 atividades, entre elas 6 minicursos, 10 oficinas e 20 palestras, além de apresentações orais e de banners, programação cultural, entre outras atividades.

Uma espaço exclusivo de empresas parceiras também estarão disponíveis para os participantes do evento. Neste local, serão expostos produtos, serviços, além de inovaçõesem diversas áreas do empreendedorismo no ramo de alimentos.

As inscrições são limitadas e estão abertas no site www.jenpex.blv.ifmt.edu.br. Aqueles que já fizeram suas inscrições, devem voltar ao site Even3 (parceira do evento), no endereço www.even3.com.br/participante/atividades/ para se inscreverem nas atividades que desejam participar. Vale destacar que todas as atividades possuem limite de vagas e, atingido o limite, não serão disponibilizadas mais vagas.

A programação com a lista completa de atividades está disponível no link https://jenpex.blv.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/programacao-geral/.

Jenpex

O evento, já tradicional no Campus, tem como meta a divulgação acadêmica de extensionistas e pesquisadores e a formação de rede de colaboradores por meio interação entre servidores, alunos e comunidade externa. O Jenpex acontece nos dias 13 e 14 de setembro, com o tema 'O que é Ciência, afinal?'.

A programação englobará atividades em diversas áreas do conhecimento, com o foco para a formação dos estudantes de todos os cursos oferecidos pelo Campus, seja na área técnica, de tecnologia, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais, por meio de palestras, oficinas e apresentação de trabalhos, buscando fomentar o conhecimento de forma integrada e fortalecer a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão produzidas no IFMT campus Cuiabá Bela Vista.

Doutor em Educação

O químico e doutor em Educação, Attico Chassot, é um dos palestrantes confirmados e ministrará a palestra de abertura, com o tema central do evento, a partir das 19h do dia 13 de setembro. Ele também falará sobre o tema “Para Formar Jardineiros para Cuidar do Planeta”, no dia 14 de setembro, também às 19h.

Attico Inacio Chassot nasceu em 1939 de uma família de origem suíça. Graduou-se, em 1965, em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializou-se em Metodologia do Ensino Superior e Formação de Professores de Ciências pelas UFRGS e Universidade de Caxias do Sul (UCS) respectivamente.

Concluiu mestrado em Educação pela UFRGS, em 1976, e Doutorado, na mesma área e instituição, em 1994. Em 2002, o professor Chassot concluiu seu Pós-Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), na Espanha, na área de Educação. Atualmente, está vinculado, como docente, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul. Além das atividades de docência, o professor Chassot dedica-se, ativamente, à produção científica na área de educação e às palestras, as quais ele realiza em todo o Brasil.

O professor destaca-se, também, como autor de diversos livros da área pedagógica, entre eles “Sete escritos sobre Educação e Ciências”, “Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto” e, a mais recente, “Das disciplinas à indisciplina”.

IFMT - Campus Bela Vista/ Thiago Almeida