Lançado edital com 190 vagas para cursos Técnicos Subsequentes em 3 campi

Publicado por: Reitoria / 27 de Março de 2019 às 15:49

No período de 2 de abril a 5 de junho de 2019, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2019/2 dos Cursos Técnicos Subsequentes do IFMT, com ingresso segundo semestre do ano letivo de 2019 - Edital 37/2019. Serão ofertadas 190 vagas distribuídas nos seguintes Campi: Cáceres – Professor Olegário Baldo, Cuiabá – Bela Vista e Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva.

O resultado do processo seletivo 2019/2, previsto neste Edital, será válido apenas para o preenchimento das vagas ofertadas para o segundo semestre do ano letivo de 2019.

Para se inscrever é necessário ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula. No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas reservadas. O IFMT reserva 60% das vagas de todos os cursos e turnos para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino.

O candidato deverá preencher, eletrônica e corretamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados no endereço https://selecao.ifmt.edu.br/. Após preencher o questionário eletrônico, deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 6 de junho de 2019. Caso cometa algum erro ao preencher o cadastro, poderá solicitar a correção dos dados pessoais até as 17h do dia 16 de maio de 2019, através do preenchimento do formulário e de documento comprobatório a ser enviado preenchido, datado e assinado em formato PDF, para a Diretoria de Políticas de Ingresso, pelo endereço eletrônico proen.dpi@ifmt.edu.br.

No dia 11 de junho de 2019, o IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/.

Isenção - O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição correspondente a 30% das vagas dos cursos, aos candidatos que preencherem, cumulativamente, os seguintes requisitos: Ter cursado do 1º ao 3º/4º anos do Ensino Médio na rede pública de ensino ou em cursos similares, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e/ou ter estudado na rede particular de ensino do 1º ao 3º/4º ano do Ensino Médio como beneficiado por bolsa integral de estudos. Comprovar renda bruta familiar per capita não superior a dois salários-mínimos. Preencher, eletronicamente, todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, no endereço eletrônico citado acima.

Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá encaminhar uma lista de documentos escaneados e salvos em arquivo único, em formato PDF e arquivo único, através de e-mail para o seguinte endereço: proen.dpi@ifmt.edu.br, ou protocolizar no Campus a qual está concorrendo à vaga, no período 02 a 22 de abril de 2019.

Os documentos são: formulário de pedido de isenção preenchido, sem rasuras, assinado e datado pelo candidato no ato da inscrição; cópia do RG e do CPF; cópia do boleto bancário que comprova o preenchimento do formulário de inscrição. No boleto bancário, deverá constar o mesmo curso/turno do formulário de pedido de isenção; histórico escolar assinado, sem rasuras, legível e com identificação do responsável pela emissão, comprovando que cursou o Ensino Médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) e/ou declaração da instituição particular, informando que o candidato recebeu bolsa integral; relação das pessoas que compõem o núcleo familiar; comprovante de renda bruta familiar, como holerite, contrato de trabalho, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), das páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato (com as alterações salariais) e da primeira página subsequente; cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade dos menores de 18 anos que compõem o núcleo familiar.

Prova - A prova para os cursos técnicos subsequentes será realizada no dia 16 de junho de 2019, das 14h às 17 horas nas cidades de Cuiabá e Cáceres. O candidato deverá optar por uma delas no ato da inscrição. Os endereços dos locais de prova serão divulgados na listagem a ser publicada no dia 11 de junho no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/.

O gabarito da prova objetiva será divulgado até as 12h do dia 17 de junho de 2019, no site do IFMT https://selecao.ifmt.edu.br/. No dia 27 de junho, até as 16 horas, serão divulgadas, nesse mesmo endereço eletrônico, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2019/2; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Marcadores: ifmt_1

Arquivos relacionados