início do conteúdo

MEC aprova criação de mestrado em Química Tecnológica e Ambiental no Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 21 de Dezembro de 2018 às 09:36

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), aprovou nesta quinta-feira (20), a abertura do novo programa de Pós-graduação Stricto Sensu Profissional em Química Tecnológica e Ambiental no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista. “A proposta já estava submetida para avaliação. Estávamos aguardando a aprovação para iniciarmos a oferta de vagas o mais rápido possível”, destacou o diretor-geral do Campus Bela Vista, Deiver Teixeira.

O Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental será ofertado em nível de mestrado, com a proposta de formar o acadêmico fornecendo subsídios para o entendimento e aplicação da química como ciência fundamental. A meta é aprofundar o conhecimento de química pelo discente, tendo em vista sua formação acadêmica e perfil profissional em áreas adjacentes à área de conhecimento. “A previsão é de abrirmos processo seletivo para a primeira turma até abril de 2019, com aulas previstas para o segundo semestre”, afirma o diretor.

O mestrado, na área de concentração da Química, terá duas linhas de pesquisa. Na primeira delas - Química Tecnológica Aplicada a Processos Industriais - serão realizadas pesquisas em torno do desenvolvimento e utilização de novas tecnologias de transformação e aprimoramento das já existentes, aplicáveis a produtos e processos industriais. A segunda linha de pesquisa, Química e Monitoramento Ambiental, focará em trabalhos que desenvolverão trabalhos voltados à química verde, incentivando a criação de metodologias e processos ambientalmente sustentáveis.

O mestrado será composto por cinco disciplinas obrigatórias e 18 optativas, ministradas por uma equipe de 14 professores. “Temos estrutura pronta e um corpo docente mais do que preparado para oferecer um ensino de qualidade aos acadêmicos interessados em executar sua pesquisa em nosso novo programa”, destacou Deiver.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT