Nota Oficial - Sobre o retorno das atividades presenciais

Publicado por: Reitoria / 18 de Agosto de 2021 às 13:22

Cuiabá, 18 de agosto de 2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) informa que trabalha para viabilizar condições seguras para o retorno das atividades presenciais. O órgão máximo representativo, o Conselho Superior (Consup), ainda não definiu uma data para o retorno das atividades presenciais, que, segundo a decisão vigente, permanecerão suspensas até o dia 30 de outubro de 2021. Esta deliberação pautou-se na previsão da segunda dose da vacina destinada aos profissionais da educação, de acordo com os cronogramas de aplicação de vacinas das Prefeituras onde o IFMT possui unidades.

Neste contexto desafiador de crise sanitária mundial, existem particularidades que fazem do retorno das atividades presenciais algo ainda mais complexo, por exemplo: no IFMT, cinco das 19 unidades têm residência estudantil e cerca de 620 estudantes moram nessas dependências. Essa situação exige protocolos específicos e ilustra a necessidade de estratégias diferenciadas para os diversos campi. A estrutura da instituição é diversa, e essa pluralidade requer avaliação detalhada.

Cabe lembrar que, durante a pandemia, apesar dos muitos obstáculos, o IFMT não parou: houve um rápido processo de readaptação das atividades de ensino para o Regime de Exercícios Domiciliares (RED), isto é, o ensino remoto, mediado por tecnologias da informação. Quanto à pesquisa e extensão, que funcionaram de modo híbrido ou remoto, mais de 80 projetos estiveram voltados à produção de equipamentos de proteção, como máscaras e face shields, e álcool em gel, além da realização de testes PCR/COVID nos laboratórios dos Campi Alta Floresta, Lucas do Rio Verde e Bela Vista. Pelo desenvolvimento dessas atividades ocorreu a majoração do trabalho dos servidores docentes e técnicos administrativos em educação.

Para assegurar a permanência dos estudantes, foram disponibilizados mais de 7.200 auxílios financeiros em pecúnia, mais de 20.000 kits de alimentação e 2.066 auxílios para conectividade estudantil. Para aqueles com dificuldades de acesso à internet, foram disponibilizados chips de dados móveis para que pudessem acessar os ambientes virtuais, além do empréstimo de computadores; aos alunos que residem em áreas com dificuldades de conectividade, foram disponibilizados materiais impressos para que pudessem  acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Entre as ações atuais, está o planejamento de retorno gradual às atividades presenciais com os seguintes pontos: execução do plano de aquisições para o retorno presencial; sinalização visual e conscientização e protocolo de biossegurança.  Todo este trabalho tem interface com a Portaria Interministerial 05, de 04/08/2021, assinada pelos ministros de Estado da Saúde e da Educação, que reconhece a importância nacional do retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem.

O Instituto Federal de Mato Grosso também reconhece a importância da presencialidade, e defende, para tanto, a vacinação ampla da população o mais rápido possível. Durante o período de pandemia, faleceram 33 servidores, entre ativos e aposentados. Diante de tanta angústia e dor, fica a certeza de que não se pode perder de vista o compromisso inarredável com a vida e com a segurança dos trabalhadores da educação e dos estudantes.

JULIO CÉSAR DOS SANTOS
Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso