Simpósio Latino Americano de Ciência e Tecnologia de Alimentos-SLACA

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 27 de Janeiro de 2016 às 15:08

Discentes e Professores de Engenharia de Alimentos do IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista marcaram presença no 11º SLACA

Slaca 2015

O curso de Engenharia de Alimentos do IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista marcou presença na última edição do Simpósio Latino Americano de Ciência e Tecnologia de Alimentos-SLACA que aconteceu entre os dias 08 e 11 de novembro de 2015 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O tema do evento foi relacionado à Ciência de Alimentos e seu impacto na saúde humana e foi possível participar de palestras proferidas por professores e profissionais conceituados da área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos do Brasil, França, Estados Unidos, Japão, Dinamarca, Peru, Espanha e Nova Zelância.

Uma caravana com 29 discentes e 4 professores do Curso de de Engenharia de Alimentos do Campus Cuiabá-Bela Vista participou do evento levando 34 trabalhos, sendo 2 na forma oral e 32 em forma de posters.

O Professor Wander Miguel de Barros, da área de Biquímica de Alimentos, apresentou oralmente no idioma Inglês o trabalho sob o título “Development, sensory analysis and acceptability index of a craft beer with low alcoholic content and inulin added.”, na sua tradução para português seria “Desenvolvimento, análise sensorial e índice de aceitabilidade de uma cerveja artesanal com baixo teor alcoólico e inulina adicionada”

A outra apresentação oral foi realizada pela discente do 10º semestre Amanda Arruda Pessoa, sobre o trabalho orientado pela Prof. Cristiane Lopes, professora da área de Nutrição e Análise Sensoral, e intitulado “Elaboração de mistura para bolo de arroz, análise sensorial e físico-química do produto obtido”.

Os 32 trabalhos em forma de posters foram orientados pelas Professoras Daniela Cavenaghi, Adriana Paiva, Mayra Campos, Daryne Lu Maldonado, Nágela Siqueira, Luzilene Cassol e Elaine Coringa e foram apresentados por discentes do 4º ao 10º semestre do curso.

A Coordenadora do Curso, Prof. Carolina Balbino Garcia dos Santos, disse que a participação dos discentes em eventos dessa magnitude estimula-os a se envolverem com pesquisa e produzirem trabalhos cada vez melhores. “Os acadêmicos se mobilizam, se organizam com antecedência para poder estarem no evento e trabalham com muito afinco junto com seus professores orientadores para que seus projetos se desenvolvam e tenham dados consistentes para escreverem trabalhos de qualidade”.

A discente Kamila Oliveira, do 5º semestre, que apresentou 2 trabalhos científicos, disse que sua participação no SLACA foi de grande relevância para sua formação acadêmica, pois adquiriu mais conhecimentos sobre a área de Alimentos. “A diversidade de inovações observada através dos posters e palestras apresentados por pesquisadores de todo o Brasil e do Exterior me proporcionou uma troca de conhecimentos e abre portas para nós, alunos da graduação que têm interesse de ser um pesquisador.”

A Coordenação do Curso agradeceu o empenho dos professores e discentes pela qualidade na produção científica, bem como o apoio da Instituição em propiciar tal experiência aos seus acadêmicos desde o fomento nos projetos de pesquisa à disponibilização de transporte e ajuda de custo.

Para ter acesso aos resumos dos trabalhos apresentados pelos discentes do Curso de Engenharia de Alimentos do IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista no 11º SLACA, acesse o link abaixo: