O Reitor e professores do IFMT são homenageados em sessão solene na Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 19 de Novembro de 2015 às 11:48

O Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa (Eletrotécnica) e os professores, Antoninho Gumiero (Matemática), João Maia (Biologia), Maria Ubaldina Costa Sanches, conhecida carinhosamente por Marilu (Química), Emiko Yanagawa (Geografia) e Rinaldo Ribeiro de Almeida (Matemática), foram homenageados com Moção de Aplausos em sessão solene na quarta-feira (18/11), pela manhã, no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá. A sessão solene integrou a homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado nessa sexta-feira, dia 20 de novembro de 2015. O professor do IFMT – Campus Bela Vistas e vereador, Franks Márcio Batista Siqueira e os vereadores, Oseas Machado e Onofre Junior homenagearam os professores do Instituto.

O professor e vereador Franks Siqueira destacou que a sessão solene foi em alusão ao Dia da Consciência Negra e que na oportunidade, também homenagearam personalidades importantes da sociedade cuiabana.

O Reitor do Instituto Federal e professor de eletrotécnica, José Bispo Barbosa, falou que a Moção de Aplausos que recebeu foi uma homenagem ao Instituto Federal e a sua atuação como gestor na expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso.

“Em 2009 saímos de seis unidades, três ex-autarquias (CEFET-MT, CEFET-CUIABÁ e Escola Agrotécnica de Cáceres) e três unidades descentralizadas (UNED-Bela Vista, UNED- Pontes e Lacerda e UNED-Campo Novo do Parecis) e hoje estamos com 18 unidades, entre campi e campus avançado, indo para 19 unidades. O crédito dessa homenagem é para o IFMT e todos os seus servidores que ajudam no dia a dia a construir a instituição”, disse o Reitor do IFMT, José Bispo Barbosa.

A professora de química do IFMT-Bela Vista, Maria Ubaldina Costa Sanches, conhecida carinhosamente por Marilu, se sentiu gratificada com a homenagem, pois são 37 anos de sala de aula, de comprometimento com o jovem cuiabano e na formação do cidadão. “A lembrança do Franks é muito delicada e com grande sensibilidade”, ressaltou Marilu.

A professora aposentada de geografia do IFMT-Campus Cuiabá, Emiko Yanagawa disse estar feliz com a lembrança aos profissionais da educação e se sentiu reconhecida com a homenagem. “Sempre destaquei aos meus alunos em sala de aula que você pode mudar o rumo da sua vida estudando. Sou aposentada do IFMT, mas ainda exerço a carreira no ensino particular. Pretendo encerrar em 2016, a minha carreira de docente com 37 anos de atividade. Tenho a sensação de dever cumprido e ter feito história na sociedade. Auxiliei formação de profissionais importantes do nosso Estado, como o governador Pedro Taques e o juiz federal, Julier Sebastião”, disse Emiko.

O professor aposentado de matemática do IFMT-Campus Cuiabá, Toninho Gumiero, se sentiu lisonjeado pela homenagem e destacou que sempre procurou incentivar seus alunos com a matemática reflexiva, ou seja, que pondera o problema junto com o estudante, constrói a ferramenta matemática, auxiliando ele a pensar ao resolver problemas e não apenas utilizando as ferramentas matemáticas, sem pensar no porque utilizá-las.

O professor de Biologia do IFMT-Bela Vista, João Maia, falou que se sente valorizado com a homenagem e pelo reconhecimento de sua atuação como docente ao longo do tempo e que estende essa homenagem à todos os professores que não detém de tantas condições de trabalho, como os que atuam em zona rural.

O professor aposentado de matemática, Rinaldo Ribeiro Almeida, comentou que sua homenagem ocorreu além de ser docente se deve à sua atuação no movimento negro. “Na escola, fui o primeiro docente a trabalhar a questão racial. Fui vereador no ano de 2.000 e é de minha autoria a lei municipal nº 3991/2000 que institui o feriado municipal em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra”, disse Rinaldo Almeida.