Oportunidade de viver experiência intercultural motiva estudante selecionado para intercâmbio na Virgínia (EUA)

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2019 às 15:02

Aos 16 anos, o jovem Luka Faccini Zanon, estudante do 2º ano de Informática do IFMT - Campus Cel. Octayde Jorge da Silva está prestes a realizar um sonho comum a muitos jovens. Pela primeira vez, fará uma viagem internacional e terá a chance de vivenciar uma experiência de interculturalidade nos Estados Unidos da América, em julho próximo.

Luka conversou com o reitor Willian Silva de Paula, na tarde da sexta-feira (21), sobre a programação do intercâmbio de duas semanas e suas expectativas, acompanhado da tia, Eduarda da Conceição de Aquino Faccini. A satisfação pela conquista do sobrinho, a quem ela chama de “filho de coração” estava expressa nos olhos de sua maior incentivadora.

“Sempre acreditei nele, e falei pra ele que ‘educação é o melhor caminho’. Sempre o incentivei a fazer todos os cursos extracurriculares possíveis. Desde pequeno eu o acompanho. A gente exige um pouco para ele alcançar esse resultado, essa grande vitória”, revelou.

A trajetória pessoal de LuKa até chegar a Cuiabá foi pontuada por dois tristes acontecimentos: o falecimento da mãe, em 2011, e da avó, em 2015. “Depois da perda da mãe dele fui para São Paulo e fiquei um tempo com ele e minha sogra. Depois, a cada 4 meses eu ia ficar com os dois. Então ela faleceu e fiquei lá por um ano até pegar a guarda dele”, contou, emocionada.

Ensino, Pesquisa, Extensão & Inglês

A chegada definitiva à capital de Mato Grosso trouxe não apenas novos ares mas também sonhos inimagináveis para o garoto. “Eu tinha visitado Cuiabá e gostado demais. Então aproveitei a chance de vir pra cá, que abriu minha mente e abracei novas oportunidades que nunca pensei que apareceriam pra mim, principalmente o IFMT. Em SP eu não sabia que tinha tudo isso em uma escola daqui. Essa oportunidade foi incrível”, contou.

Ambientado, dedicou-se intensamente às atividades educacionais, participando de projetos de ensino, pesquisa e extensão, especialmente aqueles que envolvem a língua inglesa e que possibilitaram a ele ser o escolhido entre 160 alunos de 17 campi inscritos no edital 64/2019 de seleção para o intercâmbio internacional.

“Desde pequeno cultivo essa enorme paixão pelo inglês. No IFMT vi que tinham oportunidades que poderiam me fazer desenvolver a língua, como o conversation club, e até mesmo meu projeto de extensão. A pesquisa e a extensão me abriram bons caminhos. Então a relação da língua com os projetos do instituto me incentivou a cada vez mais buscar coisas maiores”.

Nos links abaixo Luka fala das expectativas com o intercâmbio internacional e as atividades no IFMT:

Expectativas & preparativos

O programa será na cidade de Bluefield, na Virgínia e inclui uma visita a Washington DC, além de visitas técnicas e culturais. Luka acompanhou nas redes sociais o programa anterior realizado durante o inverno americano e com isso conheceu um pouquinho sobre as duas universidades que visitará.

“Estou muito ansioso pra poder vivenciar tudo aquilo. Creio que essa esperiência vai me abrir portas que nunca imaginei. Poderei desenvolver habilidades que eu já possuía, aprender coisas novas, trazer tudo isso pro IFMT e tentar incluir nas atividades que já desenvolvo. Essa oportunidade me trará muitos aprendizados e será perfeita para o meu futuro”.

A diretora sistêmica de Relações Internacionais Sônia Regina Guimarães acompanhou o aluno e sua tia na visita ao reitor e contou que já foi dada a entrada na documentação para a obtenção do passaporte e do visto. Na sexta-feira (28) ele também assinará o termo de compromisso do intercâmbio e o código de conduta, documentos que norteiam sua estada no exterior.

O estudante receberá, ainda, uma orientação de partida, uma espécie de tutorial com dicas básicas sobre o clima, os itens de bagagem, a cultura e os costumes locais, entre outras.

“A equipe da DSRI vem me auxiliando bastante e estamos só esperando conseguir o passaporte e ir pra Brasília tirar o visto. Assim que tiver com tudo pronto poderei embarcar. Não vejo a hora”.

Com a mala cheia de entusiasmo e motivação, Luka incentivou outros jovens a persistirem na busca por realizar seus sonhos e objetivos.

“Todo o tempo que você gasta se empenhando em algo que gosta e acredita que vai ter um impacto no futuro vale muito a pena. E as oportunidades vem. Esse é o meu exemplo, mas isso pode acontecer com muitas outras pessoas. O esforço realmente compensa pois as oportunidades são inúmeras e o IFMT vem proporcionando demais isso pra mim”, finalizou.