Proex lança sete editais de extensão durante Fórum Presencial de Coordenadores

Publicado por: Reitoria / 28 de Fevereiro de 2019 às 17:09

A equipe da Pró-Reitoria de Extensão aproveitou a realização do Fórum Presencial de Coordenadores de Extensão dos campi, nos dias 27 e 28 no auditório da Reitoria para, além de promover um treinamento lançar sete editais, sendo seis de fomento às atividades extensionistas.

Acesse o vídeo.

“A ideia desse lançamento simultâneo é justamente facilitar o planejamento do servidor, que terá um panorama de todas as oportunidades existentes para desenvolver ações de extensão durante o ano de 2019. Esses editais também foram os primeiros a serem assinados eletronicamente por meio do SUAP e inauguram um novo momento para o Instituto Federal, com a prática dos processos eletrônicos”, asseverou o pró-reitor.

Entre os editais o destaque é para o programa de extensão em desenvolvimento rural do IFMT, construído para atender as comunidades do meio rural com mais duas áreas temáticas além da assistência técnica. Serão selecionados dez projetos nesse amplo programa multidisciplinar e multi campi, que vai proporcionar ações integradas entre os campi.

Fórum - O pró-reitor Marcus Taques explicou que o objetivo do evento é articular com os dirigentes de extensão dos campi as ações que serão executadas durante este ano, além de promover um treinamento relativo ao dia a dia das atividades extensionistas no campus, com foco no SUAP, sistema implantado em 2018 para todos os projetos de extensão e que para 2019 vem em formato mais intuitivo e desburocratizado. Tanto nos relatórios de atividades quanto na prestação de contas, será algo bem mais simplificado.

Os coordenadores de extensão dos campi Cáceres e Sinop, Priscila da Silva Rodrigues e Eurismar Alves Ferreira fizeram um balanço positivo do treinamento para o uso do Módulo SUAP e da troca de experiências e soluções que contemplem a todos. “Entre tantas mudanças, aumentou a interação entre a Pró-reitoria e o extensionista. Com o projeto no sistema é possível à equipe da Proex e ao coordenador de Extensão do campus acompanhar em tempo real o seu desenvolvimento. Fica bem mais fácil trazer instruções em maior tempo hábil tendo esse sistema”, avaliou Eurismar, há três anos à frente da Extensão em Sinop.

A integração e a comunicação entre os três entes envolvidos com a extensão também foram apontadas como positivas. “Quando o extensionista tem algum problema ele traz para a coordenação, nós ligamos para a Reitoria e na maioria das vezes resolvemos na hora com o extensionista ali presente”, completa Priscila.

Resumo dos Editais de Extensão

Edital 23/2019 - Circuito de Arte e Cultura: A Pró-reitoria de Extensão irá selecionar propostas de apoio aos Circuitos de Arte e Cultura do IFMT, visando contribuir para a formação profissional e cidadã dos discentes, além de divulgar as ações voltadas para a arte e cultura à comunidade externa.

Edital 24/2019 - Apoio aos Núcleos da Ativa Incubadora: A Ativa irá selecionar propostas de apoio aos seus Núcleos nos campi, visando o desenvolvimento das suas atividades, o que inclui a pré-incubação de empreendimentos, eventos de empreendedorismo, assessorias, consultorias e apoio aos empreendimentos pré-incubados e incubados.

Edital 25/2019 - Pré-incubação Teresa de Benguela: visa selecionar 04 (quatro) projetos de pré-incubação. As propostas deverão apresentar metodologia de acompanhamento de mulheres em risco ou vulnerabilidade social atendidas em projetos já concluídos do Programa de Extensão Teresa de Benguela nos anos 2017 e 2018.

Edital 26/2019 - Teresa de Benguela: seleção de 12 (doze) projetos de extensão. As propostas deverão apresentar cursos de capacitação para mulheres em risco ou vulnerabilidade social, voltados à promoção de cidadania e geração de renda às participantes, com foco no empreendedorismo.

Edital 27/2019 - Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural: O Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural, criado em 2019, irá selecionar 10 (dez) projetos necessariamente multicurriculares de Extensão e Desenvolvimento Rural. O Programa possui 12 Linhas Temáticas que prevê desde os trabalhos de assistência técnica à produção rural, como também conteúdos voltados a saúde, segurança, educação e direitos individuais das pessoas, para a promoção da cidadania. Uma das características mais marcantes é a interdisciplinariedade como fundamento, uma vez que não se pode verificar o desenvolvimento rural regional sem antes buscar o desenvolvimento humano entre os indivíduos residentes no meio rural mato-grossense.

Edital 28/2019 - Apoio à Extensão: seleção de 134 (cento e trinta e quatro) projetos de extensão, a serem desenvolvidos junto à comunidade externa, com linhas prioritárias para projetos que trabalhem as seguintes temáticas: PCD ( Pessoa com Deficiência); Empreendedorismo e “Conhecendo o IFMT”.

Edital 29/2019 - Pré-incubação de ideias e negócios: A Ativa Incubadora, através de seus Núcleos, vai selecionar ideias e negócios para o processo de Pré-incubação, com objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador no âmbito do IFMT, promovendo o desenvolvimento de micro e pequenas empresas inovadoras. Cada Núcleo da Ativa ofertará quatro vagas, sendo duas para equipes exclusivamente compostas por estudantes do IFMT e duas para outros formatos de equipe (estudantes, servidores e/ou comunidade externa).

- O processo de submissão dos editais é totalmente eletrônico, via SUAP, com exceção do Edital 29/2019, que contará com  um formulário específico a ser disponibilizado pela Proex.

- Para mais informações acesse ifmt.edu.br ou suap.ifmt.edu.br.