início do conteúdo

Professora do Campus Cuiabá – Bela Vista lança e-Book sobre exploração sexual

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 15 de Setembro de 2020 às 15:19

"Menina dos Olhos de Deus: um olhar a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty sobre exploração sexual em interface com a educação" é o título do e-Book que será lançado pela EdUFMT nesta quarta-feira (16), a partir das 19h. A publicação é de autoria da professora Raquel Fernandes, do Campus Cuiabá Bela Vista. O lançamento será transmitido de forma online em seu perfil pessoal do Instagram.

O e-Book é resultado da pesquisa de doutorado da professora na área de Educação. O recorte do estudo foi sobre a ONG Mobilização Mundial, em seu Programa Meninas dos Olhos de Deus, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da pesquisa foi compreender o sentido da educação presente nos depoimentos dos líderes do Programa Meninas dos Olhos de Deus e sua relação com a abordagem de Maurice Merleau-Ponty e com isso contribuir para o desvelamento de questões que permeiam o fenômeno social da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.

Para a autora, o processo do trabalho foi de redescoberta de sentidos e de compromisso com a causa. “Acredito que podemos enquanto pesquisadores, também, mobilizarmos a sociedade em prol de um mundo mais justo. A exploração sexual de crianças e adolescentes se constitui, a meu ver, em um dos aspectos mais perversos em que o ser humano se envolve, principalmente se o ato contempla o ganho comercial. O ser em desenvolvimento tem direito à preservação do seu corpo, as sequelas de um abuso podem ser levadas por toda a vida, é preciso tratamento psicológico e apoio; o que interfere também nos processo cognitivos”.

O e-Book está disponível para leitora no site da EdUFMT. O download pode ser feito clicando aqui. A capa do livro foi ilustrada pelo professor do Campus Cuiabá – Bela Vista, Marcelo Velasco.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT