Professora do IFMT Campus Bela Vista é selecionada pelo programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa, do CNPq

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 16 de Janeiro de 2018 às 12:02

A bolsa serve como termômetro para a qualidade do profissional, programas de pós-graduação e também para a Instituição de Ensino

A servidora integrante do quadro de professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista, Nadja Gomes Machado, foi uma das contempladas pelo programa de Bolsa Produtividade em Pesquisa (Bolsa PQ), oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nadja é professora do Campus Bela Vista há 10 anos e coordena o laboratório de Biologia da Conservação (Labic), que tem foco em estudos relacionados à compreensão do funcionamento, estrutura e dinâmica de ecossistemas naturais e modificados pelo homem. Ela é Graduada em Ciências Biológicas (2004), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2007) e Doutora em Física Ambiental (2013) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Fez Estágio Pós-Doutoral em Ciências Ambientais na Utah State University (2014-2015).

A Bolsa PQ é destinada aos pesquisadores que se destacam entre os profissionais de uma mesma área na produção científica. A proposta do programa é conceder a bolsa a estes pesquisadores de todas as áreas do conhecimento como valorização e incentivo à produção científica. O título concedido à professora reflete também nas produções científicas executadas no âmbito do IFMT Bela Vista, colocando o Bela Vista como referência no quadro de docentes entre os Campi de Mato Grosso. “As bolsas de produtividade oferecidas pelo CNPq configuram como um termômetro para a qualidade do profissional, programas de pós-graduação e também para a Instituição de Ensino”, comentou o Diretor Geral do Campus Bela Vista, Deiver Teixeira.

Com vigência de três anos, a bolsa conquistada foi na área de Ciências Ambientais, com um projeto que o balanço de energia e a evapotranspiração na interface Cerrado-Pantanal. De acordo com Nadja Machado,  a conversão de áreas nativas em áreas urbanas modifica o padrão do balanço de energia, diminui a evapotranspiração, aumenta o albedo e a temperatura da superfície, reduzindo a rugosidade da superfície. “O objetivo desta proposta é avaliar o efeito da mudança da cobertura do solo da área urbana de Cuiabá no balanço de energia e na evapotranspiração superficial por sensoriamento remoto”, comentou.

A professora destacou a importância do apoio do IFMT Campus Bela Vista para o desenvolvimento de seus projetos. “O Campus foi fundamental no apoio a estes trabalhos, desde o apoio logístico às atividades de coleta de dados das pesquisas que desenvolvo e também apoio financeiro em alguns projetos de pesquisa e bolsas concedidas a ex-orientandos”, finalizou.