PROPES lança três editais de pesquisa

Publicado por: Reitoria / 13 de Maio de 2021 às 16:14

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPES), lança, nesta quinta-feira (13), tres novos editais de pesquisa para execução no período de 2021/2022 - Edital 48/2021, de Pesquisa Aplicada PIBIC – EM, Edital 50/2021 - Projetos de Pesquisa Aplicada e Bolsas de Iniciação Científica Livre Concorrência e Edital 38/2021 – Chamada Interna de Projetos para Enfrentamento à Covid-19. Os editais atenderão às demandas de financiamento de pesquisa aplicada nos campi e campi avançados do IFMT, com custeio de bolsas de iniciação científica, taxa de bancada e bolsa a pesquisadores.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, prof.ª Angela Santana de Oliveira, afirma que entre os objetivos destes editais está “o incentivo à formação do Programa Rede IFMT de Pesquisa que compõe as ações do Plano de Metas para 100 dias #EsperançarIFMT”.

Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Erineudo Canuto, é necessário que os pesquisadores atentem às mudanças ocorridas nos editais de pesquisa aplicada da PROPES. “Nos últimos dois meses uma comissão ajustou os critérios de avaliação dos projetos e os critérios de avaliação do currículo dos pesquisadores. Muitos ajustes já foram possíveis de inserção nestes editais, outros dependem de adequação do SUAP – Módulo Pesquisa” afirma Canuto.

Para acesso exclusivo aos editais, normas e submissões, os servidores deverão acessar o SUAP – Módulo Pesquisa em: https://suap.ifmt.edu.br/pesquisa/editais/

A PROPES informa ainda que os editais de Inovação Tecnológica e Pesquisa Aplicada cota campus serão lançados no dia 20/05, estabelecendo, assim, um calendário mais flexível para os pesquisadores interessados.

Edital 48/2021 – PROPES/IFMT Pesquisa Aplicada PIBIC – EM

Esse edital disponibilizará o financiamento de 182 bolsas de iniciação científica do CNPq para estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, totalizando mais de 218 mil, além de taxa de bancada de até 3 mil por projeto como contrapartida dos campi do IFMT. As submissões poderão ser feitas até 15/06.

Edital 50/2021 – PROPES/IFMT Projetos de Pesquisa Aplicada e Bolsas de Iniciação Científica Livre Concorrência

Para este edital serão financiados até 30 projetos de pesquisa aplicada, de livre concorrência entre os Campi do IFMT, por meio do pagamento de bolsas de iniciação científica FAPEMAT, totalizando 162 mil, destinadas a estudantes do Ensino Superior. Como contrapartida do IFMT, serão financiadas as bolsas aos pesquisadores no total de 216 mil pela PROPES e taxa de bancada de até 3 mil por projeto, custeadas pelos campi do IFMT. As submissões poderão ser realizadas até 15/06.

Além dos editais anuais de pesquisa aplicada, a PROPES publicou o Edital nº38/2021 em conjunto PROPES/PROEN/PROEX, que financiará pesquisas em todas as áreas do conhecimento que envolvam a temática do enfrentamento à Covid-19.

Edital 38/2021 – PESQUISA – Chamada Interna de Projetos para Enfrentamento à Covid-19

O edital contempla o financiamento de bolsa estudante do IFMT (PROIC), Auxílio financeiro a pesquisadores (custeio e bolsa pesquisador) e auxílio financeiro a pesquisador (material permanente), sendo as propostas de livre concorrência entre os campi do IFMT com um total de 5 vagas. As submissões podem ser feitas até 27/5.

Marcadores: ifmt_1