Semana da Inovação de Mato Grosso começa hoje (20/08); na segunda (23/08) terá a Mostra de Tecnologias do Agro e Maratona de Soluções Tecnológicas

Publicado por: Reitoria / 20 de Agosto de 2021 às 12:43

A Semana da Inovação de Mato Grosso inicia hoje, 20 de agosto, às 17 horas, com a abertura virtual nas redes sociais: Instagram no endereço @govmatogrosso e no canal do YouTube da Secitec - https://m.youtube.com/channel/UCZASKdvkdZbfkAoCRbUafwg/ Na segunda-feira, o IFMT terá dois eventos: Mostra de Tecnologias do Agro e Maratona de Soluções Tecnológicas do IFMT. A Semana terá uma programação voltada para o agronegócio, empreendedorismo e sustentabilidade até próximo dia 28.

O IFMT como membro organizador do evento, realizará na segunda-feira (23/08) dois eventos, para compor a programação e demonstrar a produção científica e tecnológica da área de agrárias da instituição.

No período vespertino, às 14 horas, haverá a Mostra de Tecnologias do Agro, evento dedicado a dar visibilidade aos projetos de pesquisa e inovação do IFMT desenvolvidos pelos pesquisadores da instituição e que trazem na temática central o agro e sua cadeia produtiva.

A Mostra contará com uma palestra de abertura, ministrada pelo Prof. Dr. Josias do Espírito Santo Coringa (Campus Bela Vista), fazendo uma sensibilização da comunidade interna e externa sobre o potencial e benefícios de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas. Na sequência serão apresentados resultados de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFMT, que atendem a temática do evento: Agro e Agricultura Familiar.

Projeto 1: Análise de um contador de sementes e grãos de baixo custo - Prof. Dr. Victor Arlindo Taveira de Matos (Campus São Vicente)

Projeto 2: Sistema para monitoramento de precisão de florestas de eucalipto com o emprego de sensoriamento remoto e inteligência artificial em nuvem - Prof. Dr. Alexandre dos Santos (Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo)

Projeto 3: Utilização de RPAs na Agricultura: Perspectivas e possibilidades para o Mato Grosso - Prof. Dr. Fernando João Bispo Brandão (Campus Avançado Diamantino)

Projeto 4: Projetos desenvolvidos no contexto da produção animal no município de Sorriso-MT - Prof. Dr. Elio Barbieri Junior (Campus Sorriso)

Na sequência, às 19 horas será realizada a finalização do concurso Maratona de Soluções Tecnológicas do IFMT, evento dedicado ao desafio posto aos estudantes da instituição em desenvolver soluções tecnológicas e sociais que atendam a problemas existentes no agronegócio e agricultura familiar de Mato Grosso.

Na Maratona, que está na fase final, serão apresentados os projetos finalistas, através dos vídeos (pitch) produzidos pelas equipes concorrentes e em seguida a divulgação das equipes vencedoras e premiadas.

Toda a programação do IFMT na Semana da Inovação de Mato Grosso será transmitida ao vivo pelo IFMT TV (YouTube), os eventos serão certificados em 10 horas e as inscrições para os interessados deverá ser feita em: eventos.ifmt.edu.br. A Semana da Inovação e os eventos organizados pelo IFMT são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação por meio do Departamento de Inovação Tecnológica.

Sobre a Semana da Inovação de Mato Grosso

A Primeira Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT) ocorrerá de 20 a 28 de agosto de 2021 e objetiva colocar a agenda da inovação no centro das estratégias do Ecossistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A iniciativa é uma realização de uma rede composta pelos mais diversos tipos e níveis de atores do ecossistema de inovação do Mato Grosso, como, por exemplo, as comunidades empreendedoras, as universidades, a iniciativa privada, os habitats de inovação, as iniciativas de fomento e investimento, bem como o governo do estado de Mato Grosso.

Os debates, os desafios de hackers, as exposições de conteúdo, mostras científicas e de negócios que acontecerão durante a SIMT visam promover debates e conexões de negócios, além de demonstrar que os processos inovadores e as tecnologias apresentam várias possibilidades para a superação dos desafios do setor produtivo – todos eles – e que os mesmos contribuem para a diminuição das desigualdades socioeconômicas, além de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico de Mato Grosso.