Setembro Amarelo: Campus Bela Vista realiza evento de conscientização

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 4 de Setembro de 2017 às 15:21

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista realizou no último sábado (2), um evento especial em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Apoio ao Educando do Campus.

O evento contou com a parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Hemocentro, e do psicólogo e professor Maelison Silva Neves, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A atividade, que foi realizada ao longo da manhã, contou com palestras, estudos de caso e dinâmicas voltadas aos alunos com o objetivo de alertar a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo bem como suas formas de prevenção.

O suicídio é tratado como problema de saúde pelos Órgãos Públicos considerando a elevada taxa de casos no país. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

O IFMT Campus Bela Vista conta com uma equipe multiprofissional de apoio ao estudante com pessoas qualificadas para atender e disposta a ouvir, acolher, orientar alunos e pais de alunos que precisem de apoio. O telefone para contato é (65) 3318-5164.

O Centro de Valorização à Vida (CVV) também presta atendimentos pelo telefone 141.