Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio (BLV-EMMA)

Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio - BLV-EMMA

Coordenação de Curso: Prof. Maurino Atanásio (Portaria IFMT N.º 651, de 07/04/2021)
Telefones para contato / Whatsapp: (65) 3318-5184
 emma@blv.ifmt.edu.br

Horário de Atendimento do Coordenador de Curso - PERIODO DE PANDEMIA

HORÁRIOS/DIAS SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
7h00 - 7h50 --- --- --- ---  ---
7h50 - 8h40 ---   --- --- ---
8h40 - 9h30 --- --- --- --- ---
INTERVALO --- --- --- --- ---
9h50 - 10h40 --- --- --- --- ---
10h40 - 11h30 --- --- --- --- ---
11h30 - 12h20 --- --- --- --- ---
12H20 - 12H50 --- --- --- --- ---

13h00 - 13h50 AC AC AC AC AC
13h50 - 14h40 AC AC AC AC AC
14h40 - 15h30 AC AC AC AC AC
INTERVALO AC AC AC AC AC
15H50 - 16H40 AC AC AC AC AC
16H40 - 17H30 AC AC AC AC AC
AC - Atendimento da Coordenação (discentes)
AC Externo - Atendimento ao público externo por agendamento (Pais e responsáveis) na Recepção

Resolução do Curso: Resolução CONSUP IFMT N.º 113, de 16 de novembro de 2017

Formação Profissional: Técnico em Meio Ambiente (veja o Catalogo Nacional dos Cursos Técnicos)

Modalidade: Presencial (segunda-feira a sábado)

Turno: Integral

Carga horária Total: 3.689 horas (Núcleo Comum: 2.465 horas ; Núcleo Profissionalizante: 1.224 horas)

Descrição: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação Ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso, e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações (Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, 2014)

Proposta: O IFMT visa prepara os estudantes para:
- Atuar no planejamento e administração, estabelecendo diretrizes, normas e limites para a ocupação racional do meio ambiente;
- Adotar formas de planejamento e gestão capazes de compatibilizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental e a garantia da qualidade de vida;
- Utilizar métodos de análises para identificação dos processos de degradação natural;
- Conhecer as atividades de exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
- Identificar os parâmetros de qualidade ambiental do solo, da água e do ar;
- Analisar os aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais;
- Avaliar a dimensão dos impactos ambientais causados pela exploração dos recursos naturais e pelas atividades industriais, suas consequências na saúde, no ambiente e na economia;
- Identificar os fatores ambientais que intervem na qualidade de vida;
- Utilizar a legislação ambiental;
- Atuar em equipes multidisciplinares de avaliação, estudos e relatórios de impactos ambientais;
- Aplicar os processos necessários ao monitoramento das instalações destinadas ao tratamento e controle de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, provenientes de atividades urbanas e industriais;
- Desenvolver campanhas educativas para a conservação e preservação do meio ambiente e qualidade de vida do ser humano;
- Realizar investigação científica e pesquisa aplicada, transferindo esses conhecimentos para o ambiente do sistema produtivo;
- Desenvolver valores éticos e atitudes que reflitam uma postura coerente diante das questões ambientais, entre os quais o respeito ao ser vivo e ao meio físico, a responsabilidade, o altruísmo e a autodisciplina;
- Apresentar características de flexibilidade, orientação global, decisão, iniciativa e comunicação no ambiente de trabalho.

Periodicidade de Seleção: Semestral

Tempo de integralização: 6 a 12 semestres

Número de estudantes: 35 alunos por turma

Horários de Aula: Período Letivo 2020/1 - Versão 01 (17/12/2019), Versão 02 (29/01/2020) e Versão 03 (07/02/2020)