Campus Bela Vista: Abertura da Jenpex 2022 é marcada por homenagens a professores e apresentações culturais

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 16 de Novembro de 2022 às 12:20

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista realizou na manhã desta quarta-feira (16) a cerimônia de abertura da VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Jenpex 2022). O evento é uma organização do Campus por meio da Coordenação de Extensão, com colaboração de servidores e estudantes. Com o tema “As relações étnico-raciais na educação profissional e tecnológica”, a Jornada vai até esta sexta-feira (18) e contará com diversas programações.

A solenidade de abertura foi iniciada com apresentações culturais de projetos do Campus Cuiabá – Bela Vista no âmbito da extensão. O primeiro deles foi o Coral do Campus, dirigido pelo professor de artes Yuri Ogaya. Logo após, a turma de estudantes da professora Andrezza Leira, com o projeto OcuAÇÃO Poética. As apresentações fizeram menção à temática principal do evento.

A VII Jenpex é o primeiro grande evento no Campus Cuiabá – Bela Vista a ser realizado após o período da pandemia de COVID-19. Por isso, na oportunidade, a organização reservou um espaço da cerimônia de abertura para homenagens a servidores do Campus que foram levados pela doença: Oalas Aparecido Mais dos Santos, Paulo Celso Leventi Guimarães e Olavo Ivo Pereira. Também foram homenageados os servidores que participaram, direta ou indiretamente, das ações de combate à COVID-19 desenvolvidas pelo Campus.

O presidente da Comissão Organizadora da VII Jenpex e Coordenação de Extensão, Jaudy Fuad, agradeceu ao empenho dos servidores envolvidos na organização e destacou a importância dos debates realizados ao longo do evento. “A realização deste evento é um convite à reflexão das Instituições sobre a barbárie do racismo. Que possamos nos levantar para o debate e para a resistência organizada contra o racismo”.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Luiz Medeiros Aquino Júnior, parabenizou a toda a comunidade pela organização do evento. Para ele, a VII Jenpex representa os bons frutos desenvolvidos pelo Campus. “Aqui apresentamos os resultados do trabalho desenvolvido não apenas ao longo do ano, mas durante todo o processo formativo ofertado pelo Campus no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Temos aqui a missão de despertar e motivar os estudantes e toda a comunidade para a importância da ciência”.

O evento contou com a presença do reitor do IFMT, Julio César dos Santos, que destacou os desafios enfrentados pela instituição. “O Campus Bela Vista contribui de forma significativa não apenas para a produção científica, mas também para a arte e a cultura. Trata-se de um campus que é destaque na região da baixada cuiabana também por seus resultados. Estamos trabalhando na garantia de mais estrutura para que o Campus possa desempenhar suas atividades”.

Em sua fala, o reitor fez referência às obras de acessibilidade que estão em andamento no Campus. Além disso, anunciou também a alocação de recursos para a futura implantação da usina fotovoltaica e a entrega de mais um veículo para a instituição.

Também participaram da solenidade o pró-reitor de Pesquisa, Epaminondas Magalhães, o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, o diretor-geral do Campus Cuiabá – Octayde, Alceu Cardoso, e demais autoridades.