Gestores participam da 46° Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal em Belém

Publicado por: Reitoria / 11 de Novembro de 2022 às 18:29

O IFMT apresentou o programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga como experiência exitosa. O programa conta com a execução de 10 projetos através dos quais estão sendo capacitadas 325 pessoas.

Aconteceu nesta semana, de 07 a 10 de novembro, em Belém/PA, a primeira reunião presencial da 46ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2022), com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”.

O evento reuniu gestores das 42 instituições de Educação Profissional e Tecnológica que debateram e refletiram, durante quatro dias, sobre a inclusão na perspectiva do tratamento de realidades sociológicas, econômicas e humanas próprias de todas as regiões do Brasil.

A comitiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi composta pelo reitor, Julio César dos Santos, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais dos campi da instituição. No evento, realizado no Hangar, centro de convenções na capital belenense, os gestores da rede Federal, divididos por área de atuação, dialogaram e trocaram experiência exitosas no ensino, pesquisa, extensão, inovação, políticas de inclusão social, administração e planejar ações para o fortalecimento da rede, diante do novo cenário político e social.

O IFMT apresentou o programa de Extensão Dom Pedro Casaldáliga como experiência exitosa. O programa conta com a execução de 10 projetos através dos quais estão sendo capacitadas 325 pessoas de comunidades quilombola, comunidades indígenas, escolas do campo, catadores de recicláveis e comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, todas distribuídas em diferentes regiões de atuação da instituição.

O reitor Julio considerou o evento uma oportunidade para os gestores institucionais realizarem trocas de experiências, promover a interação entre as instituições e conhecer os projetos desenvolvidos em outras unidades e, acima de tudo, é um momento de planejamento da rede Federal em todo país.

“Depois do período de pandemia, a Reditec voltou a ser realizada presencialmente, e, desta forma, os nossos gestores puderam ter a oportunidade de vivenciar essa experiência, que trará contribuições, novos projetos, ideias e ações para o IFMT”, destacou o dirigente.

A edição do próximo ano, a 47ª Reditec acontecerá em setembro de 2023, na cidade de Natal (RN), e terá como tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.

Marcadores: ifmt_1