I Seminário Internacional de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT - Campus Fronteira Oeste começa hoje

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 7 de Dezembro de 2021 às 09:25

A palestra intitulada "Poetisa: nômade da palavra" abrirá hoje (07/12), às 13h (horário de Mato Grosso), o I Seminário Internacional de Integração da Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT - Campus Fronteira Oeste, e será ministrada pela escritora e docente na Universitá  degli Studi diPerugia, professora doutora Vera Lúcia de Oliveira. A transmissão acontecerá ao vivo pelo canal do Campus Pontes e Lacerda no Youtube: IFMT Pontes e Lacerda - Campus Fronteira Oeste, e também poderá ser acompanhada diretamente pelo link: https://youtu.be/z5jo9NSworII.

Também hoje (07/12), às 19h, ocorrerá a palestra "Metodologias Ativas", que será proferida pelo professor doutor Amilton Rodrigo de Quadros Martins (IMED-RS). A apresentação, que poderá ser acompanhada pelo canal do Campus no Youtube, ou diretamente pelo link:https://youtu.be/aZUDSG_ALTg, terá como mediador o professor doutor do IFMT Pontes e Lacerda, Epaminondas de Matos Magalhães.

O Seminário será realizado até dia 09/12 (confira os links das demais palestras aqui). O objetivo do evento é estimular a divulgação do conhecimento produzido no âmbito dos estudos sobre a linguagem, além de integrar acadêmicos de graduação e pós-graduação, como também docentes da área e afins.  Ele também marca a presença recente do curso de Pós-graduação, à nível de Especialização, em Estudos Linguísticos e Literários do IFMT, Campus “Fronteira Oeste”, na cidade de Pontes e Lacerda (MT); e engloba no público-alvo investigadores, professores, estudantes e profissionais da educação de modo geral, que desenvolvam pesquisas com escopo nos estudos linguísticos, literários e, ainda, em relação ao ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, nos seus possíveis diálogos.

Objetiva-se ainda proporcionar um debate amplo por meio de uma abordagem transdisciplinar e, consequentemente, promover interfaces e parcerias com instituições de âmbito estadual, regional, nacional e internacional. Serão reunidos pesquisadores de diferentes partes do Brasil, como também do exterior, com uma programação diversificada, a fim de ampliar os horizontes de reflexão sobre as mais variadas configurações da Linguagem (Literatura, Pintura, cinema, História, Filosofia, etc.).Eixos temáticos: Estudos linguísticos, Estudos literários, Ensino-aprendizagem de línguas e de suas literaturas, Formação de professores e Formação de leitor.

Simpósios- A programação do evento também contempla Simpósios, aos inscritos. São 06 eixos de temas:Dimensões do Letramento no ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras em sala de aula; Literatura e transdisciplinaridade; Literatura infantil e juvenil: diálogos com o imaginário, da formação de leitores à individuação; “Quem conta um conto...”: leituras sobre a produção contista no Brasil; O sujeito terapeutizado pela palavra em cena: leituras da poesia de Manoel de Barros; Linguagem, arte e ensino.

A lista de Simpósios com as respectivas descrições pode ser acessada aqui.