Agricultura Familiar é tema de mesa-redonda no 8o WorkIF

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 25 de Outubro de 2023 às 17:50

Os desafios e oportunidades no campo do desenvolvimento das atividades produtivas dos Agricultores Familiares foram o tema da mesa-redonda “Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável”, durante a oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF 2023) na tarde desta quarta-feira (25).

A mesa foi mediada pelo chefe do Departamento de Pesquisa do IFMT Campus São Vicente, prof. Victor Arlindo Taveira de Matos e contou com a participação da diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide Sandes Almeida, do superintendente de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso do Ministério da Agricultura e Pecuária, Maurício Munhoz Ferraz, e do superintendente de Agricultura Familiar da Secretaria Estadual, Luciano Gomes Ferreira.

Rosaneide iniciou sua fala reforçando o compromisso da Conab em ações assertivas para a erradicação da fome no país, citando diversos programas do Governo Federal, entre eles, o Programa de Aquisição Alimentar. “A Conab foi reativada em 2023 com o foco em ser mais um braço no desafio de erradicar a fome no país. O fortalecimento da Agricultura Familiar é essencial para este processo”, destacou.

Maurício destacou a preocupação do Ministério da Agricultura no desenvolvimento sustentável do agronegócio com projetos voltados para a Agricultura Familiar. “O foco é na preservação, insistindo e matrizes econômicas que gerem resultados concretos e sustentáveis”.

Representando a secretária Estadual de Agricultura Familiar, Aparecida Maria Borges Bezerra, o superintendente de Agricultura Familiar, Luciano Gomes, destacou as ações na esfera de Mato Grosso. “Dentre os desafios, colocamos a questão do crédito rural que depende de formalização das terras e regularização fundiária. Neste aspecto, os programas Terra Limpa e MT Produtivo pretendem, no prazo de seis anos, regularizar todas as terras sob responsabilidade do Intermat”.