início do conteúdo

Acolhimento ao aluno ingressante

Olá!

Seja muito bem-vindo ao campus Campus Cuiabá Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso. Esta página é um espaço de boas vindas a todos os estudantes ingressantes.

Aqui você encontrará todas as informações necessárias para dar os primeiros passos na sua jornada acadêmica. Estamos muito felizes de ter você aqui conosco.

Antes de mais nada, você precisa conhecer o nosso Calendário Acadêmico. Clique aqui para ver toda a nossa programação anual!

Ah, é importante também saber qual a sua sala. Por isso, criamos um mapa de salas de aulaque você pode conferir clicando aqui!

Para facilitar o diálogo com você, criamos um e-mail institucional para os alunos ingressantes e é através dele que você poderá acessar sua sala de aula virtual. Clique aqui para aprender como criar o seu e-mail.

Nossas aulas, quando realizadas de forma à distância, são desenvolvidas por meio do sistema AVA Moodle. Clique aqui para saber como acessar.

Caso houver dúvidas, não deixe de procurar sua Coordenação de Curso ou a Equipe Multiprofissional. Todos os contados estão listados abaixo:

Ensino Médio Integrado - Química
Coordenadora do Curso
Josane Nascimento
E-mail: tecquimica.blv@ifmt.edu.br
Telefone/whatsapp: (65) 3318-5183

Ensino Médio Integrado - Meio Ambiente
Coordenador do Curso
Juliano Bonatti
E-mail: tecmeioambiente.blv@ifmt.edu.br
Telefone/whatsapp: (65) 3318-5133

Ensino Subsequente Técnico - Química e Técnico - Alimentos
Responsável
Lucas Micqueias Arantes
E-mail: tecsubsequente.blv@ifmt.edu.br
Telefone/whatsapp: 3318-5185

Curso Superior em Tecnologia de Gestão Ambiental
Coordenador de Curso
Fernando Sallo
E-mail: gradgestaoambiental.blv@ifmt.edu.br

Curso Superior de Bacharelado em Engenharia de Alimentos
Coordenador de Curso
Edgar Nascimento
E-mail: gradengenhariaalimentos.blv@ifmt.edu.br
Telefone/whatsapp: (65) 3318-5181

Curso Superior de Bacharelado em Química Industrial
Coordenador do Curso
Marcos Rabelo
Telefone/whatsapp: 3318-5185

Coordenação Pedagógica
E-mail: 
pedagogico.blv@ifmt.edu.br
Telefone/Whatsapp: 
65 3318-5165

Coordenação de Assistência Estudantil
E-mail: assistenciaestudantil.blv@ifmt.edu.br
Telefone: (65) 9308-5091 (Whatsapp)

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil Edson Luis é uma entidade independente organizada e gerida por estudantes do Campus Cuiabá - Bela Vista. Você pode acessar o site do Grêmio, que tem o objetivo de comunicar sobre tudo o que acontece no Campus envolvendo questões estudantis. 

Vale destacar que as publicações do Grêmio Estudantil realizadas em seu site oficial próprio ou em qualquer outro veículo de comunicação da organização são de inteira responsabilidade do Grêmio, não estando estas relacionadas a qualquer ação ou iniciativa institucional do IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista. 

Não se preocupe. Abaixo você encontra diversas dicas para te ajudar com base nas nossas dúvidas mais frequentes. Se não encontrou o que quer, por gentileza, entre em contato com a Coordenação do seu Curso ou com a Equipe Multiprofissional nos contatos que já informamos!

 1- Como faço meu cartão transporte estudante (AMTU)?

Os estudantes que moram em Cuiabá têm direito ao Cartão Transporte Estudante 100% Gratuito e os que residem em Várzea Grande têm direito a 50%. Nesse link, você encontra o passo a passo para a solicitação do Cartão na AMTU e também para o recadastramento caso você já tenha o cartão. 

2- Qual é o uniforme do Campus e onde posso comprar?

O campus Cuiabá Bela Vista possui um uniforme padronizado para os estudantes do ensino médio. Nesse link você encontra todas as informações sobre o uniforme a ser usado nas dependências do campus, incluindo sala de aula, em laboratório e nas aulas de educação física e mais importante, onde adquirir. Para os estudantes do ensino técnico subsequente e ensino superior o uniforme é opcional. O novo modelo de uniforme foi aprovado para uso a partir do período 2024/1. O período de transição para a utilização do novo modelo será de 5 (cinco) anos a contar de janeiro de 2024.

3- Como funciona a Assistência Estudantil?

A assistência estudantil consiste, entre outras coisas, na concessão de auxílios aos estudantes de todos os níveis de ensino ofertados pela Instituição, compreendendo benefícios voltados para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como, ações de caráter universal para o acesso de todos os estudantes, de modo a propiciar a articulação entre os programas de assistência estudantil e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa concessão é feita através de um Edital a ser disponibilizado nas primeiras semanas do ano letivo. As informações são postadas no site, nos grupos das salas. Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao e-mail assistenciaestudantil.blv@ifmt.edu.br.

4- Posso ter direito a utilização de armários?

Todos os estudantes, respeitando as normas vigentes e os editais de seleção, podem ter um armário para guardar seus materiais escolares. Para isso, é necessário participar do processo seletivo simplificado para concessão de armários.

Clique aqui para preencher o formulário do processo seletivo simplificado para concessão de armário para estudantes.

Clique aqui para conferir as regras para utilização dos armários.

Qualquer dúvida pode ser encaminhada ao e-mail assistenciaestudantil.blv@ifmt.edu.br.

5- Como recupero as minhas senhas (SUAP, Q- academico, E-mail Institucional e AVA/Moodle)?

No SUAP: Na página inicial https://suap.ifmt.edu.br vá em esqueci minha senha e será enviado um link para o seu e-mail pessoal para criação de uma nova senha; caso não visualize o e-mail para reiniciar a senha na caixa de entrada do e-mail, verifique no SPAM.

No E-MAIL INSTITUCIONAL: possui a mesma senha para acessar o SUAP, portanto, é o mesmo procedimento.

No AVA/Moodle: na página inicial https://ava.ifmt.edu.br/login/index.php vá em Esqueceu seu usuário ou senha? Posteriormente, vá no campo abaixo de Buscar por Identificação do Usuário, digite seu número de matrícula e clique em buscar. Confirme o envio do link para reiniciar sua senha clicando em continuar.

6- Como são calculadas as notas?

Para efeito de aprovação nos componentes curriculares, os estudantes deverão obter a média final igual ou maior que 6,0 (seis). Você pode encontrar as informações no Regulamento Didatico a partir do Art. 304. Atenção aos artigos 307 e 308 que demonstram a forma de cálculo das médias bimestrais e semestrais para os cursos Técnicos.

7- Como acesso à Plataforma AVA Moodle do IFMT?

A plataforma AVA moodle continuará sendo usada em algumas disciplinas. Clique aqui para conferir o tutorial.

8- Quais são os principais Documentos Institucionais?

O principal documento institucional que você precisa conhecer é nosso Regulamento didático, nele estão todas as informações sobre o ensino no campus Cuiabá - Bela vista. O regulamento Disciplinar Discente também é muito importante, pois é lá que você encontra as regras do Campus. Clique aqui para conferir os regulamentos do Campus.

9- Precisa de um comprovante de matrícula?

Pelo SUAP é possível emitir. Clique aqui para acessar o tutorial.
Ou procure a Coordenação de Registro Escolar no whastaap 3318-5108.

10- Como funciona a biblioteca?

Aberta ao público em geral, a Biblioteca funciona das 07h às 21h ininterruptamente. Com empréstimos domiciliar para alunos e servidores. O aluno pode pegar até 3 livros, por 7 dias podendo renovar quantas vezes for necessário, caso o livro não esteja reservado. Em caso de atraso na devolução, o usuário ficará suspenso de pegar livros; a cada 1 dia de atraso será 2 dias de suspensão por obra. O cadastramento dos usuários é feito in loco, no balcão de atendimento ao fazer o primeiro empréstimo; para o cadastro levar documento com foto. Para maiores informações, a equipe da Biblioteca está a disposição e poderá também ser contactada pelo email: biblioteca.blv@ifmt.edu.br

11- Como é o regulamento disciplinar para o estudante?

Clique aqui para acessar o regulamento disciplinar do IFMT.

Por enquanto é isso! Boas aulas e, mais uma vez, seja bem-vindo ao IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista!

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá - Bela Vista

Av. Juliano Costa Marques, s/n - CEP: 78.050-560

Telefone: (65) 3318-5100

Cuiabá/MT