Após pandemia, estudantes retomam aulas práticas no Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 30 de Março de 2022 às 11:03

Após um longo período com aulas dentro de suas casas e com a retomada gradual das atividades presenciais em sala de aula, os estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista estão, aos poucos, voltando a ter um contato mais direto com as práticas proporcionadas pelo Ensino.

Neste mês, os estudantes da disciplina de Produção de Mudas do segundo semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio tiveram a sua primeira aula prática no viveiro do Campus.

De acordo com o professor responsável, Reinaldo Bílio, os estudantes aprenderam de forma prática um pouco mais sobre beneficiamento de sementes, métodos superação de dormência de sementes, semeadura direta e indireta e repicagem. “Casar o conhecimento teórico com as práticas é de extrema importância para a formação do Técnico em Meio Ambiente. Através das práticas os alunos conseguem executar os conteúdos teóricos. Também é uma forma de estímulo. O contato com as disciplinas técnicas do curso já abre possibilidades para as escolhas da vida profissional”, destacou.

As aulas foram realizadas em conjunto com o projeto “Pantanal de Reflorestamento de Nascente”, que é executado numa parceria entre Campus Bela Vista e Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, sob responsabilidade do professor Dorival Pereira Borges da Costa. O objetivo é viabilizar um banco de sementes e promover a cultura da criação de viveiros florestais com espécies nativas do Pantanal Mato-grossense para a recuperação de áreas degradadas, recuperação de nascentes e fortalecimento da economia regional.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Medeiros, a iniciativa não apenas simboliza o retorno à normalidade das atividades presenciais, como também acena para o fortalecimento das ações desenvolvidas no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “Desta forma os estudantes aprendem de forma prática e aplicando os conhecimentos teóricos desenvolvidos em sala de aula. Além disso, colaboram para o desenvolvimento de um projeto que é de extrema importância para o futuro da nossa região”.