Após rodas de conversa, Nós, Mulheres convida para Clube de leitura

Publicado por: Reitoria / 5 de Fevereiro de 2020 às 16:57

Em novembro do ano passado, as servidoras Sandrine Robadey Huback e Maristela Abadia Guimarães realizaram a roda de conversa Nós, Mulheres, com participação de servidoras e servidores da reitoria e dos campi da Baixada Cuiabana. Para 2020, a roda continua, agora como clube de leitura.

No Clube da Leitura, a ideia é reunir pessoas para, durante 2 horas, debater obras literárias escritas por mulheres. O primeiro encontro acontecerá na quinta-feira,12 de março, às 15h30, no auditório da Reitoria. “A bela e a fera”, livro de contos de Clarice Lispector, foi escolhido para abrir o Clube de leitura.

“As rodas foram momentos de muito diálogo, reconhecimento e debates identitários. Vejo o Clube de leitura como uma oportunidade de agregar conhecimento e fortalecer laços entre pessoas. A leitura é uma aventura subjetiva. Para muitos, existe a perspectiva negativa de uma prática um tanto solitária. Em grupo, vamos poder expandir essa experiência, somando visões plurais e compartilhando afeto,” salientou Sandrine.

O clube é aberto e a participação é livre. A servidora Léa Morais se unirá às duas mediadoras. Elas convidam aos interessados para “conjuntamente tecerem ideias”. A expectativa do grupo é que estes momentos de ludicidade e aprendizado se repitam durante cada um dos encontros, previstos para acontecerem todos os meses ao longo de 2020. Elas também pretendem fazer um rodízio da mediação do debate nos encontros seguintes.

“A proposta de ler obras escritas por mulheres é também muito relevante, já que nós permanecemos à margem da sociedade e da produção intelectual durante séculos”, acrescentou.

*A obra pode ser adquirida nas livrarias Janina ou Saraiva na capital. No site da Saraiva e da Amazon, há também a venda do e-book.