Campus Bela Vista inicia trabalhos de 2024 com Fórum Pedagógico

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 29 de Janeiro de 2024 às 11:29

Nesta segunda-feira (29) os servidores do Campus Cuiabá – Bela Vista retomaram suas atividades após as férias escolares com os trabalhos do Fórum Pedagógico referente ao calendário letivo de 2024/1. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Formação Continuada de Docentes e Técnicos Administrativos em Educação, sob coordenação da servidora Tânia Rodrigues, e servidores do Departamento de Ensino, Departamento de Administração, entre outros.

O objetivo do Fórum é alinhar as ações pedagógicas referente ao calendário letivo 2024/1 e proporcionar a capacitação continuada aos servidores que atuam no Campus Cuiabá – Bela Vista. Para este ano, o tema é “(De)Colonialismo no Ensino: Avanços, Impasses e Desafios”, com a proposta de fazer uma provocação acerca dos desafios a serem enfrentados na oferta de um ensino de fato inclusivo e de acolhimento.

Durante a abertura os servidores receberam as boas-vindas do diretor-geral do Campus, Jairo Luiz Medeiros Aquino Júnior, e da diretora do Departamento de Ensino, Francismeiry Cristina de Queiroz, que também informaram à comunidade acadêmica as ações a serem executadas ao longo do ano. A palestra de abertura teve como tema “Interdisciplinaridade, Ciência e Formação Humana”, que foi ministrada pelo convidado Prof. Dr. Marcos Vinicius Ferreira Vilela, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Vilela é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC), linha de pesquisa formação de professores de ciências e matemática. Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (FAR). Tem experiência na área de educação em Ciências, com ênfase nos estudos sobre interdisciplinaridade, formação de professores de Ciências da Natureza, abordagem CTS e relações entre tecnologias e educação.

A programação do Fórum Pedagógico segue até esta sexta-feira (02.02) com atividades presenciais e à distância. As aulas do Campus Cuiabá – Bela Vista se iniciam na próxima segunda-feira (05.02) com o acolhimento aos novos estudantes.