Campus Bela Vista tem 12 projetos de pesquisa aprovados em editais do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 16 de Setembro de 2020 às 15:12

Doze projetos de pesquisa elaborados por servidores do Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foram aprovados em editais de incentivo realizados pelo IFMT divulgados nesta semana. Destes projetos, sete foram selecionados no Edital 51/2020 para Projetos de Inovação Científica, de livre Concorrência. Os outros cinco projetos foram aprovados no Edital 52/2020, de pesquisa aplicada e bolsas de iniciação científica – Cotas/Campus.

Para a coordenadora de pesquisa e pós-graduação do Campus, Raquel Fernandes, os resultados são exemplares e mostram a preocupação das ações do Campus Cuiabá – Bela Vista com a pesquisa. “A pesquisa no campus Bela Vista tem crescido intensamente, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região. Os resultados dos Editais mostram isso, ressaltando que há um compromisso de toda comunidade acadêmica com a qualidade do trabalho desenvolvido, desde os estudantes bolsistas, pesquisadores, técnicos administrativos e gestores”, destacou.

Confira abaixo as pesquisas do Campus Cuiabá – Bela Vista selecionadas nos Editais:

EDITAL 51/2020 – PROPES/IFMT – PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – LIVRE CONCORRÊNCIA

1.Análise Espacial e Sazonal da Incidência da Dengue em Mato Grosso ( Nadja Gomes Machado-Coordenadora; Alencar Garcia Bacarji; Jorge Luiz da Silva)

2.Bioacessibilidade in vitro de ferro em folhas de duas espécies olerícolas não-convencionais para uso em enriquecimento alimentar infantil (Adriana Paiva de Oliveira)

3.Caracterização físico-química e avaliação da atividade antioxidante de subproduto cervejeiro (Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria –Coordenadora; Elaine de Arruda Oliveira Coringa).

4.Eficiência Econômica e Ecológica na Qualificação e Quantificação de Ácidos Graxos em Alimentos (Sandra Mariotto-Coordenadora; Demetrio de Abreu Sousa; Xisto Rodrigues de Souza).

5.Viva Feliz: Bullying Não (Raquel Martins Fernandes-Coordenadora; Veralucia Guimaraes de Souza).

6. Contaminação química de alimentos orgânicos (Demetrio de Abreu Sousa-Coordenador; Julia Tristão do Carmo Rocha; Edgar Nascimento).

7. Qualidade Higiênico-Sanitária de Quibe Cru Comercializado em Restaurantes de Cuiabá (Daniel Oster Ritter-Coordenador; Marilu Lanzarin).

EDITAL 52/2020 – PROPES/IFMT – PESQUISA APLICADA E BOLSAS DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA – COTAS/CAMPUS.

1.Ocorrência de Salmonella sp.  e resistência a antimicrobianos em peixe fresco comercializado em feiras livres em Cuiabá-MT (Marilu Lanzarin-Coordenadora; Daniel Oster Ritter.

2. Avaliação Microbiológica de Carnes Bovinas Embaladas a Vácuo Comercializadas no Município de Cuiabá-MT (Daniel Oster Ritter-Coordenador; Marilu Lanzarin).

3. Extração Sequencial de Micronutrientes e Elementos Traço em Hortaliças Folhosas e Tuberosas. (Josias do Espirito Santo Coringa  – Coordenador; Elaine de Arruda Oliveira Coringa; Oalas Aparecido Morais dos Santos).

4. Alimentos que reforçam o sistema imunológico: Produção de proteínas, por meio de alimentos funcionais, em tempos de pandemia COVID-19. (Paulo Celso Leventi Guimaraes-Coordenador; Aline Bernardes; James Moraes de Moura)

5.Aplicação de Extrato de Casca de Manga (Mangifera indica var. Tommy Atkins) em Filés de Pintado Resfriados: Avaliação do Efeito Antioxidante, Antimicrobiano e Extensão de vida útil do Produto.(Mayra Fernanda de Sousa Campos-Coordenadora; Marcos Sousa Rabelo)