Campus Cuiabá – Bela Vista é ponto para coleta de resíduos de óleo de cozinha

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 21 de Junho de 2019 às 10:07

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso firmou parceria com a campanha LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo) para coleta de resíduos de óleo de cozinha. A proposta é dar destinação correta para este material. Os recursos da reciclagem são revertidos para o projeto de educação ambiental nas escolas da baixada cuiabana, com o objetivo de ensinar as crianças e adolescentes questões relacionadas à cidadania, separação de resíduos, impactos do ser humano no planeta e como juntos podemos proteger nossas riquezas naturais, com foco no Pantanal.

A iniciativa é da Teoria Verde e Biomavi Reciclagem, com o intuito de mostrar que os resíduos produzidos e chamamos de lixo, realmente descartado em pias, ralos ou vasos sanitários, podem ser reaproveitados e revertidos em benefícios para a comunidade.

Os estudantes, servidores e comunidade externa podem agora separar o óleo já utilizado em garrafas PET e depositar o frasco em um tonel disponível no campus, que foi colocado ao lado do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depex) em local com sombra e protegido da chuva.

A Biomavi Reciclagem se especializou em recuperação de óleos e há 12 anos atua em Mato Grosso, dando a destinação correta para esse resíduo. Do óleo de cozinha usado são derivados diversos produtos como tintas, biogás, sabão, entre outros. A Teoria Verde já realizou atividades educativas para mais de 14 mil crianças e adolescentes na baixada cuiabana e busca com esse projeto, atuar diariamente nas creches, escolas municipais, estaduais e particulares.