Abertura dos 7º JIF foi marcada pela emoção de mais de 1400 atletas

Publicado por: Reitoria / 22 de Agosto de 2022 às 10:19

Na noite de domingo (21), o Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, foi palco da cerimônia de abertura da sétima edição dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso - 7º JIFMT, que contou com a presença de mais de mil e quatrocentos estudantes, um número recorde de atletas das delegações dos 19 campi do IFMT, que abrilhantaram a abertura, marcada pelo calor da emoção.

Durante a solenidade de abertura, o reitor Julio César dos Santos destacou o empenho dos profissionais de educação física, que prepararam os estudantes atletas e também os servidores envolvidos na organização do evento – mais de 300, além dos principais personagens da festa - os estudantes.

“Estamos iniciando os 7º Jogos do IFMT, o maior evento esportivo da Rede Federal do país, organizado, este ano, pelo Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, com o envolvimento de centenas de servidores e, de modo muito especial, dos profissionais da Educação Física e os nossos estudantes, que estão dando um grande show de engajamento e animação. Parabéns à nossa comunidade por esta oportunidade e experiência de crescimento e aprendizado para nossos estudantes e para a nossa instituição,” destacou o reitor.

O evento terá competições em onze modalidades: vôlei de areia, basquete, handebol, futsal, vôlei, futebol de campo, xadrez, natação, atletismo, tênis de mesa e judô. Para o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, os jogos são uma realização importante do IFMT no cenário da Rede Federal. “E a participação dos nossos estudantes e servidores é que torna possível essa realização”, observou.

Emoção, força e integração

Para o professor Alceu Cardoso, diretor do Campus Cuiabá, anfitrião do evento,  "é uma satisfação sediar os jogos, que são uma demonstração de força e integração do Instituto Federal dentro do estado,” afirmou Alceu

A emoção dos participantes durante a cerimônia de abertura foi apontada pelo coordenador geral do evento Paulo Sérgio. “As delegações torcendo, os atletas se apresentando, é uma coisa bonita de se ver, o efeito do esporte”.

Os jogos do 7º JIFMT já estão acontecendo em três locais diferentes: as quadras externas da UFMT, ginásio Dom Aquino e Campus Cuiabá Octayde. A UFMT receberá as partidas de futsal masculino e feminino e as provas de atletismo que acontecerão no Centro Oficial de Treinamento (COT).

As partidas de futebol de campo, handebol e vôlei de areia masculino acontecerão no ginásio Dom Aquino. (Confira os dias e horários). O campus Cuiabá receberá as modalidades de handebol, basquete, tênis de mesa, vôlei de praia feminino, xadrez, judô e natação.

Dessas modalidades cinco contarão com equipes no masculino e feminino, são elas: vôlei de areia, basquete, handebol, futsal e vôlei. Outras cinco: xadrez, natação, atletismo, tênis de mesa e judô são disputadas por equipe e com provas individuais.

Badminton é novidade nos JIF

Esta edição dos JIFMT traz também a demonstração de uma modalidade inovadora nos esportes, o badmintom que é um esporte semelhante ao tênis, mas que usa peteca em vez de bola e é jogado por dois jogadores ou mais de cada lado da rede.

A partir de quinta-feira (25), começam as finais e seminais dos esportes coletivos (exceção futebol de campo) e o Campus Cuiabá Octayde abrigará todas disputas do vôlei de areia, basquete, handebol, futsal e vôlei. A alimentação dos atletas, desde o sábado (20), a premiação e o encerramento também acontecerão no campus Cuiabá Octayde.

Marcadores: ifmt_1