Com 1600 atletas inscritos IFMT prepara evento desportivo de destaque em MT

Publicado por: Reitoria / 9 de Agosto de 2022 às 16:21

Entre os dias 20 e 26 deste mês o IFMT estará realizando um dos principais eventos desportivos de Mato Grosso, com a participação de 1600 atletas, de 19 unidades do Instituto Federal no estado, inscritos nas modalidades de futebol de campo, futsal, handebol, basquetebol, voleibol, judô, tênis de mesa, vôlei de praia, natação, xadrez e atletismo.

A abertura está confirmada para o final da tarde do domingo, dia 21, no Ginásio Aecim Tocantins, que deve receber mais de 5 mil pessoas.

Os Jogos do Instituto Federal estão em sua 7º Edição e, neste ano, estão sendo organizados pelo Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. O evento serve de seletiva para os JIF Nacional que acontece em São José do Rio Preto SP, no mês de novembro. Os atletas de Mato Grosso, estudantes do IFMT, tem histórico de vitórias nas etapas do JIF.

Os locais dos jogos já estão definidos. Eles ocorrerão no Ginásio Dom Aquino, nas quadras externas da UFMT e no complexo desportivo do campus Cuiabá Octayde. As provas de atletismo também acontecerão na pista do Centro Olímpico de Treinamento (COT) da UFMT.

Para o reitor Julio César dos Santos a realização de mais uma edição do JIF este ano, após um jejum forçado de dois anos, provocado pela pandemia de coronavírus, tem um sabor especial. Ele lembrou que entre os institutos federais o IFMT realiza o maior evento desportivo da Rede em todo o país e que a instituição pretende manter essa tradição em 2022.

“Os JIF são fundamentais para nossa instituição. Primeiro porque tem uma representatividade importante no que diz respeito ao contexto do pós-pandemia. É o nosso segundo grande evento este ano. Depois de dois anos sem realizar os jogos, faremos uma grande festa no IFMT. Mais que uma festa, os jogos representam um aspecto fundamental no processo de educação integral de preparação dos estudantes para a vida e o trabalho. Eles são realizados dentro desse projeto de formação que agrega muito na vida dos estudantes. Por isso a nossa dedicação a esse projeto e o empenho para realizá-lo”, destacou o reitor.