IFMT dialoga com Ministra das Mulheres perspectivas para ampliação do Programa Teresa de Benguela

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 30 de Novembro de 2023 às 16:16

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Julio Cesar dos Santos, manifestou à Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o interesse em ampliar o Programa Teresa de Benguela para as Instituições Federais de Ensino de todo o país. A manifestação foi oficializada em reunião realizada após o evento “Falas de Teresa”, realizado na manhã desta quinta-feira (30), no Campus Cuiabá – Bela Vista.

O Programa Teresa de Benguela tem como objetivo a elevação de renda por meio da educação e capacitação de mulheres que se encontram em condições de vulnerabilidade social.

De acordo com o reitor, a proposta é criar condições para que outras unidades do país possam ser atendidas pelo programa.

“Trata-se de um momento de consolidação e reconhecimento dos programas desenvolvidos no âmbito do IFMT. Conseguimos apoios importantes além do repasse de recursos necessários para o desenvolvimento destes projetos. A partir de agora realizamos nossos planejamentos para 2024 e iniciamos as tratativas junto ao Ministério das Mulheres para viabilizar a implantação destes projetos”.

O IFMT conta com cerca de 2.200 servidores docentes e técnicos administrativos, oferece um total de 174 cursos técnicos de nível médio, 67 cursos superiores nas modalidades Bacharelado, licenciatura e tecnologia, 23 cursos de pós-graduação, sendo 20 de especialização e 3 de mestrado, atendendo cerca de 21 mil alunos.

Entre 2018 e 2022 o IFMT ofertou à comunidade mais de 900 projetos de extensão e desenvolveu mais de 300 projetos de pesquisa aplicada em todas as 19 unidades.

“Neste sentido temos excelentes perspectivas quanto a ampliação não só do Programa Teresa de Benguela, mas também Dom Pedro Casaldáliga – programa de educação inclusiva oferta cursos de Formação Inicial Continuada para comunidades tradicionais e pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social no estado de Mato Grosso – além do programa Maria Taquara de Combate ao Racismo”, destacou.

A Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, destacou a importância da iniciativa. “Discutimos aqui as possibilidades de ampliação das ações voltadas para a inclusão de mulheres e empoderamento das meninas, como é o caso do Programa Teresa de Benguela. Faz parte do objetivo do Governo Federal criar mecanismos que retirem mulheres do espaço exclusivo do cuidado para que estas ocupem cada vez mais a produção de ciência e tecnologia”.

Texto e Imagens: Thiago Almeida - BLV