Parceria com Águas Cuiabá viabiliza obras de água e esgoto no Campus Cuiabá – Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 16 de Outubro de 2020 às 17:39

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso está em fase de conclusão das obras da rede de abastecimento de água e esgoto. A ação foi viabilizada por meio de parceria entre o Campus e a Iguá SA, holding da Águas Cuiabá, responsável pelos serviços de fornecimento de água e saneamento na Capital.

As obras, que se iniciaram em junho deste ano, representam um investimento de R$ 64.553,60 na implantação de um sistema de abastecimento de água e esgoto no Campus Cuiabá – Bela Vista. De acordo com o diretor-geral, Deiver Teixeira, a obra representa um avanço significativo na estrutura do Campus. “A ação representa a melhoria na qualidade de vida de servidores, colaboradores e discentes. Trata-se de um momento chave na história do campus uma vez que, desde o início das suas atividades, em 2006, nossas instalações não contavam com este sistema”, destacou.

Para as obras, a Iguá SA mobilizou uma equipe de 10 colaboradores, dois maquinários e dois caminhões. Além da implantação do sistema de água e esgoto, o serviço também contou com a repavimentação de mais de um quilômetro de asfalto e 1.500 metros de aterro. Para a garantia do abastecimento de água e coleta de esgoto, o Campus Cuiabá – Bela Vista conta agora com um completo de 1.000 metros de tubulação. As obras foram realizadas dentro das normas sanitárias, respeitando as recomendações de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

De acordo com a empresa, o Campus Cuiabá – Bela Vista conta agora com oferta de abastecimento de água tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) São Sebastião (com presença de cloro e flúor), além do serviço de coleta e tratamento de esgoto pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, eliminando assim quaisquer passivos ambientais que a unidade possuía.

Parcerias e melhorias

Além das obras realizadas pela Iguá SA, o Campus Cuiabá – Bela Vista também está investindo na melhoria das estruturas para a recepção de estudantes no período pós pandemia. Como fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Campus entra em fase de conclusão das obras da quadra de areia, com a finalização do cercado em madeira.

Ainda na área esportiva, o Campus Cuiabá – Bela Vista realiza a ampliação de seu complexo com a construção de mais um espaço para práticas esportivas e a implantação de uma sala em módulo para materiais esportivos e também para os professores do esporte.

No enfrentamento à COVID-19, além da adequação do laboratório de Biotecnologia e a construção de uma área para higienização no acesso ao Campus, se encontram em fase de conclusão as obras do novo laboratório do Campus que, neste período de pandemia, será utilizado para a realização de exames de coronavírus por sorologia. Esta obra é realizada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o município.

“Nosso fazer científico deve sempre ser em prol da sociedade. Nossa missão é servir à população, e a realização de parcerias institucionais é primordial para avançarmos ainda mais neste propósito”, destacou Deiver Teixeira.