Parceria entre Campus Cuiabá – Bela Vista e IBAMA viabiliza melhorias para estudantes e servidores

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 18 de Janeiro de 2022 às 17:55

O diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior, recebeu na manhã desta segunda-feira (17) a visita do Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Mato Grosso, Gibson Almeida. Durante o encontro, o diretor-geral apresentou ao superintendente do IBAMA as melhorias realizadas no Campus como fruto da Cooperação Técnica entre o Campus e o IBAMA.

A parceria celebrada entre os órgãos se iniciou ainda na gestão anterior, sob responsabilidade do então diretor-geral, Deiver Alessandro Teixeira. O acordo prevê a utilização do espaço livre do Campus Cuiabá – Bela Vista para a alocação de madeiras e veículos apreendidos durante operações realizadas pelo IBAMA. Em contrapartida, o IBAMA realiza a doação de parte da madeira apreendida nestas operações, que sem uma destinação ou uso adequado, poderiam ser perdidas.

“Temos feito esta parceria com diversos órgãos em todo o Estado e obtido resultados motivadores. Prova disto é o Campus Cuiabá – Bela Vista, do qual já destinamos grande quantitativo de madeira para melhorias e tem aproveitado o material em diversas obras. Estamos muito contentes com as ações desenvolvidas no Campus”, destacou o superintendente do IBAMA. A apreensão é aplicada por agentes ambientais quando não há comprovação da origem da madeira ou quando é identificada fraude em sistemas de controle como o Documento de Origem Florestal (DOF).

Desde o início da parceria, o Campus Cuiabá – Bela Vista já realizou diversas benfeitorias. Entre elas, a construção de um mezanino e área de convivência para no pátio em frente a cantina do campus, a recuperação de toda a jardinagem, construção de gazebo e coreto para atividades diversas, construção de passagens de madeira para facilitar a locomoção, entre outras.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, a parceria com o IBAMA reflete a preocupação do Instituto em estar em diálogo com diversos setores do funcionalismo público com foco na melhoria da oferta de serviços prestados à comunidade. “Trata-se de uma iniciativa muito importante já iniciada na gestão anterior, que queremos fortalecer ainda mais para garantir mais conforto e qualidade de vida à nossa comunidade acadêmica. Desta forma, marcamos este encontro como um marco para estreitamento das relações com o IBAMA para trabalhar em benefício da sociedade”, destacou.

Também participaram da visita o Diretor do Departamento de Administração e Finanças do Campus Bela Vista, Rodolfo Sarat, o técnico administrativo em Educação, Rosy Pereira dos Santos, e o Fiscal Federal Ambiental, Jacob Kuffner.