IFMT: Pesquisa de aluna do mestrado sobre a qualidade físico-química e microbiológica de águas minerais envasadas em garrafões de 20L produzidas em MT recebeu prêmio da 3M do Brasil

Publicado por: Reitoria / 14 de Janeiro de 2016 às 11:06

A aluna do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal de Mato Grosso no Campus Bela Vista, Ilza Conceição Tomaselli Ribeiro, ganhou o Prêmio Cultivando Talentos da empresa multinacional 3M do Brasil, no terceiro trimestre da edição 2014/2015. O projeto de pesquisa do mestrado da estudante tem como título: "Avaliação físico-química e microbiológica da qualidade de águas minerais naturais envasadas em galões de 20 litros produzidas no Estado de Mato Grosso, Brasil". O projeto é orientado pela professora Dra.  Adriana Paiva de Oliveira (IFMT -BLV) e tem como co-orientadoras, Profa.Dra.Thais Hernandes (FANUT/UFMT) e Profa.Dra.Marcia Helena Scabora (FATEC-SENAI/MT) e também a participação dos colaboradores, Andressa S. David, Kamila C. Oliveira, Keyla S. Sigarini, Barbara S. Martinez e Prof.Dr.Ricardo Dalla Villa (DQ/UFMT). Veja em anexo, o resultado da premiação da aluna do IFMT na revista “Conexão Food Safety”, da Revista 3M Brasil

O projeto de pesquisa trata-se de um projeto multidisciplinar e interinstitucional que tem como objetivo avaliar a qualidade físico-química e microbiológica de águas minerais naturais envasadas em galões de 20 L produzidas no Estado de Mato Grosso.  Os parâmetros físico-químicos avaliados serão: pH, condutividade elétrica, temperatura, oxigênio dissolvido, resíduo total, alcalinidade total, NO3-, NO2-, SO42-, Cl-, F-, PO43-, Na, K, Fe, Mn, Cu, Cr, Cd, Pb e o herbicida glifosato e seu metabólito AMPA. Os parâmetros microbiológicos avaliados serão: coliformes totais, E. Coli, Pseudomonas Aeruginosas. Os resultados obtidos serão comparados com a legislação vigente e com o valor rotulado e, poderão contribuir na produção de dados sobre a qualidade deste produto e auxiliar nas decisões do setor fiscalizador e das indústrias de águas minerais mato-grossenses.

A 3M do Brasil premiou o projeto com R$2.000,00 em produtos da 3M na área de microbiologia para a execução das análises propostas no mesmo. A professora explicou que a premiação foi apenas para o projeto, porém o projeto de mestrado já está em execução.

" Qualidade de águas minerais é um tema bem atual e de grande importância em termos de saúde pública e, o Estado de Mato Grosso está em expansão neste setor industrial. Além disso, esta premiação é muito importante para a divulgação nacional do programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMT e também como agente motivador para os acadêmicos do Mestrado e de outros cursos de nosso Campus", destaca a professora Adriana Paiva de Oliveira.

A estudante de mestrado, Ilza Conceição Tomaselli Ribeiro, disse ter ficado muito feliz com a premiação. “O Programa Cultivando Talentos é um prêmio nacional e, isso significa que estamos no caminho certo. Os prêmios são os produtos da 3M do Brasil que iremos utilizar para fazer as análises microbiológicas e, o recebimento destes produtos facilitará muito a execução do projeto, pois as placas já vem prontas para utilização”, explica a estudante de mestrado.

Ilza conta que com o recebimento dos produtos da multinacional, eles conseguirão eliminar o tempo que gastariam com a logística para comprar esse produto, além da diminuição do tempo de preparo dos meios de cultura e de possíveis contaminações. “As placas da 3M  já vem prontas para uso, sendo muito mais confiáveis e de excelente qualidade, o que facilitará e muito a nossa pesquisa”, ressaltou Ilza Ribeiro. A estudante conta que a última coleta das amostras está prevista para ocorrer no mês de maio de 2016 e as análises no mês de junho e julho. Os resultados estão previstos para serem divulgados em eventos científicos e na defesa do mestrado previstos para o segundo semestre de 2016.

Saiba mais sobre o Projeto Cultivando Talentos da 3M Brasil

A empresa multinacional 3M do Brasil, em continuidade à seu compromisso social e ético no desenvolvimento de soluções em Food Safety (Segurança Alimentar e controle de qualidade microbiológico de alimentos) por meio de incentivo à educação e a inovação criou o Programa Cultivando Talentos- Desenvolvendo o Futuro que valoriza o conhecimento e a pesquisa reconhecendo os melhores trabalhos técnicos desenvolvidos com produtos 3M Food Safety através de patrocínios trimestrais.

O Concurso tem por finalidade incentivar projetos desenvolvidos com os produtos da linha 3M Food Safety, elegendo e patrocinando (na forma de produtos  3M Food Safety) dois projetos por trimestre e, os projetos ganhadores serão divulgados na revista Conexão Food Safety da 3M do Brasil.

Foto / Divulgação: Da esquerda para direita, Prof. Dra. Adriana Paiva de Oliveira (IFMT -BLV); a aluna do mestrado Ilza Conceição Tomaselli Ribeiro, e as professoras co-orientadoras, Dra. Marcia Helena Scabora (FATEC-SENAI/MT) e Dra.Dra.Thais Hernandes (FANUT/UFMT).