Pesquisa de estudantes do Campus Cuiabá – Bela Vista resulta em aplicativo de combate ao Bullying

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 13 de Março de 2020 às 15:29

Uma pesquisa realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) resultou na criação de um aplicativo de combate ao Bullying. Trata-se do app “Viva Feliz – Bullying Não”, desenvolvido pelas estudantes Aline Moreira Aguiar, Maria Mércia Ferreira de Lima, Ana Carolina Ceregato Gonçalves e Ana Beatriz Rodrigues de Amorim, bolsistas do projeto, no Campus Cuiabá – Bela Vista.

A pesquisa, coordenada pela professora Veralucia Guimarães de Souza, com colaboração da professora Raquel Martins Fernandes, consultou sete instituições de ensino, sendo duas escolas da rede estadual, uma escola da rede particular e quatro campi do IFMT, sendo entrevistado o total de 616 estudantes.

Deste total, 121 afirmaram ter sofrido violação de seus direitos no ambiente escolar (21,3%); dentre estes o percentual maior encontra-se na escola particular (51,85%), e o número maior de vítimas são do sexo masculino (53,57%). Dentre as agressões, as que atingem um maior percentual: apelidos (48%) e insultos devido a características físicas (48%), - dizer coisas negativas sobre a pessoa ou família (34%), sendo a agressão física um percentual menor (12%). Alguns adolescentes acreditam que para combater a violência deve-se utilizar mais violência.

“Os dados trazem informações preocupantes. Desde a reprodução da violência até casos de ameaça de suicídio. Com base nestes dados, nos questionamos o que poderíamos fazer para melhorar e mitigar a questão do Bullying dentro do ambiente escolar”, destacou a professora Veralucia Magalhães. “Considerando essa problemática, as bolsistas tiveram a ideia da criação do aplicativo. Compramos a ideia e o produto foi este”, afirmou.

Por meio do aplicativo, que pode ser baixado no link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vivafeliz.bullyingnao, o usuário pode conferir conteúdos exclusivos sobre bullying, além de fazer denúncias e recebe acompanhamento. “Vimos que não haviam aplicativos disponíveis igual a essa nossa proposta. A ideia é um meio de colocar o jovem em interação e socialização do tema”, afirmou Aline Moreira Aguiar, bolsista de 16 anos, do curso Técnico Integrado em Química.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, elogiou a iniciativa. “Combater o Bullying necessita, necessariamente, a ampliação do diálogo e do debate sobre o tema. Queremos, no âmbito do Campus Cuiabá – Bela Vista, fortalecer ainda mais a voz do jovem no combate à violência. Este é mais um resultado positivo no caminho para uma convivência saudável e livre de qualquer tipo de discriminação”.

Programação Especial

Antes do lançamento do aplicativo, os estudantes do Campus Cuiabá – Bela Vista participaram de uma série de atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março. No pátio do Campus, apresentações culturais, intervenções poéticas e teatro tomaram conta da programação escolar.