Professora do Campus Cuiabá – Bela Vista é indicada a representante do IFMT no Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 16 de Dezembro de 2022 às 12:13

A professora Sandra Mariotto, do Campus Cuiabá – Bela Vista, foi a escolhida para ser a representante do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) no Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP). O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (15), durante reunião na reitoria com o Reitor, Julio César dos Santos, e do diretor-geral do Campus Bela Vista, Jairo Medeiros.

O INPP é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como finalidade o fomento de pesquisa e ações com foco na preservação da região pantaneira do Brasil. Desde 2013, o Instituto deixou de ser um braço do Museu Paraense Emílio Goeldi como estratégia de consolidação, tornando o órgão independente.

De acordo com Sandra Mariotto, mais do que apenas representar o IFMT dentro dos processos de pesquisa do INPP, a indicação para ocupar a vaga representa também mais oportunidade para os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Campus. “Teremos a oportunidade de inserir nossos estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e servidores em projetos, eventos e oportunidades de bolsa que integram o INPP. Desta forma conseguiremos integrar outras frentes de pesquisa focada no pantanal mato-grossense”, afirmou, reforçando também a integração dos conhecimentos tradicionais do pantanal com empresas de turismo e ecoturismo.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Jairo Medeiros, a nomeação de Sandra Mariotto representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Campus. “É inegável a importante colaboração de Sandra Mariotto no trabalho científico desenvolvido no Campus Bela Vista. Para além disso, temos servidoras e servidores capacitados desenvolvendo trabalhos excelentes em várias áreas de conhecimento, inclusive com trabalhos voltados para a região do pantanal”.

Carreira

Sandra Mariotto é coordenadora do IFBiotec, Laboratório de Biotecnologia do Campus Cuiabá – Bela Vista. Ela tem Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (microbiologia), Doutora em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (2008), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (1999), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003).

Atualmente é professora do Campus Cuiabá – Bela Vista, desenvolvendo pesquisas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).  “Fiz meu mestrado e doutorado com pesquisas também dentro do Pantanal. Passei toda a minha carreira com incursões na região e trabalhos de campo relacionado a coletas de amostras para pesquisas”, destacou.