Professores das instituições públicas de ensino superior ministram oficinas para desenvolvimento de novos negócios

Publicado por: Reitoria / 16 de Maio de 2022 às 15:01

Professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), se reuniram, no último sábado (14), em Cuiabá, para ministrar uma oficina sobre Desenvolvimento dos Projetos vinculados ao curso sobre Economia Verde Inclusiva.

Representando o IFMT, participaram os professores Lenoir Hoeckesfeld e Sergio Gomes da Silva. O professor Lenoir Hoeckesfeld ministrou uma oficina aos alunos matriculados no curso de Economia Verde Inclusiva (EVI), sobre a utilização da Metodologia Canvas no desenvolvimento dos projetos voltados ao desenvolvimento fundamentado na natureza.

Também foram realizadas monitorias sobre os projetos voltados para Economia Verde Inclusiva que estão sendo desenvolvidos pelos alunos em conjunto pelas instituições educacionais.

Os quatro melhores projetos serão selecionados na avaliação final, dia 11 de junho. Estes projetos serão pré-incubados na Ativa Incubadora de Empresas do IFMT para, posteriormente, terem a possibilidade de ser transformados em negócios. O processo de pré-incubação dá continuidade ao trabalho desenvolvido na capacitação e permitirá maior aprofundamento direcionando para a efetiva realização do projeto.

Para o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques, as ações em conjunto com as demais instituições públicas de ensino superior do estado são importantes para a consolidação da atuação das mesmas, “pois aí a gente consegue fazer um trabalho articulado, sem sombreamento, e, juntas, acabam potencializando essas ações extensionistas. Então acho que a grande conquista, além da educação voltada para a sustentabilidade e economia verde, é essa integração entre as quatro instituições”, pontuou o pró-reitor.

Sobre a capacitação:

A capacitação iniciou no dia 18 de abril e terá a duração de 40 dias. A carga horária total será de 40 horas. A primeira etapa consistiu na Formação Básica (60% da carga horária = 24h), e buscou proporcionar aos participantes uma visão holística relacionada a economia verde.

Na segunda está sendo elaborado um Projeto Piloto (40% da carga horária = 16h), com foco no aperfeiçoamento do aluno ou grupo de alunos na temática de forma aplicada a problemas reais identificados em seu contexto de atuação.

O público-alvo prioritário desta ação são os alunos de graduação e/ou pós-graduação dos cursos superiores ofertados no estado que possuem interface com os quatro setores prioritários da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE): energias renováveis, turismo sustentável, ordenamento territorial e agricultura familiar, estendido às demais áreas do conhecimento.

Realização e apoio:

Esta iniciativa é fruto da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE) em colaboração com o Governo do Estado de Mato Grosso (MT). A equipe técnica responsável pela concepção, elaboração e execução da capacitação é formada a partir de um consórcio das quatro instituições públicas de ensino superior do estado.

Os trabalhos são desenvolvidos com a colaboração da Coordenação de Assuntos Internacionais do Gabinete do Governo de Mato Grosso bem como do Escritório Técnico da PAGE em Mato Grosso. Conta com a supervisão da Assessoria de Economia Verde do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa  - UNITAR.

A ação é alicerçada no PROFNIT - Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, promovido pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC, que já se desenvolve em rede com as instituições do consórcio.

Marcadores: ifmt_1