Professores e o reitor do IFMT são homenageados em sessão solene de comemoração ao Dia do Professor na Câmara Municipal de Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 19 de Outubro de 2018 às 11:11

Os professores e o reitor do IFMT, professor Willian de Paula, representado pela professora Glaucia Mara de Barros foram homenageados nesta sexta-feira (19), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá, em sessão solene de comemoração ao Dia do Professor.  Foram homenageados 37 docentes, destes 11 eram do IFMT.

O professor doutor da UFMT, Mario Cesar Leite, representando todos os professores homenageados destacou que a profissão de professor é a profissão das profissões, pois educa e capacita o ser humano. Ele destacou ainda que o professor tem o papel de ser resiliente diante das adversidades, sempre motivando seus alunos. “Professor é aquele que diz aos seus alunos. Vá em frente que eu estou com você!”, destacou.

"Sou professor de formação e há vinte e três anos ininterruptos tenho ministrado aula para crianças, jovens e adultos, do ensino fundamental à pós-graduação. E nesses anos trabalhando tanto no ensino público como no ensino privado posso assegurar a importância da minha profissão na vida de milhares de pessoas. Aprendi que o sucesso para o professor não é ter seu nome estampado nas colunas sociais ou nos outdoors, sucesso é ver a transformação na vida daqueles que foram seus alunos", pontua o vereador e professor do IFMT, Frankes Siqueira. A sessão solene foi organizada e presidida pelo referido vereador,

Sobre o Dia do Professor

No dia 15 de outubro é celebrado o "Dia do Professor" no Brasil, desde 1963, quando foi oficializado nacionalmente como feriado escolar, por meio do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro.

Tudo começou com o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, que tiveram a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então sobrecarregado de aulas, e também traçar novos rumos para o próximo ano. A partir daí criou-se o Decreto Federal no ano de 63.

Porém, a origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das Escolas de Primeiras Letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

O decreto do imperador também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Ascom/Reitoria/IFMT com informações
da Câmara Municipal de Cuiabá