Projeto traz escritores mato-grossenses para diálogo com estudantes do Campus Bela Vista

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 9 de Maio de 2022 às 11:20

A partir desta terça-feira (10), os estudantes do Campus Cuiabá – Bela Vista terão um contato mais próximo com a literatura mato-grossense. Trata-se do projeto “Suco Literário da Ocupação”, que é desenvolvido na área do ensino em articulação com o projeto de Extensão “Ocupação Poética”, sob responsabilidade da professora Andreza Moraes Branco Leria.

Os encontros serão realizados regularmente e, em cada edição, um autor será convidado para o bate papo com os estudantes. O primeiro encontro acontece às 9h50, no auditório do Campus, e terá a presença do escritor Luiz Renato de Souza Pinto.

Graduado em Letras-Literatura (UFMT), atua na docência desde 1998; Mestrado em História (UFMT) e o Doutorado em Letras (UNESP). Atualmente trabalha com Ensino Médio e Superior (Graduação e Pós-Graduação) no IFMT. Desenvolve oficinas de Escrita Criativa (em verso e prosa); Poesia e Filosofia; Letra e Imagem; Narrativas Curtas; Estruturas de Romance; Literatura e Outras Artes. Possui três romances publicados: Matrinchã do Teles Pires (1998), Flor do Ingá (2014) e Xibio (2018), Cardápio Poético (1993) e Gênero, Número, Graal (2017) livros de poemas. Autor também de Duplo Sentido (contos e crônicas), e mais dois no prelo (pequenas narrativas), a exemplo de A filha da Outra (2020), o mais recente e o mais recente A gaveta, o lápis, o papel... (2022). Reflete acerca da construção de personagens, enredos, espaços e tempos, mas, sobretudo, sobre a posição do foco narrativo, os olhares sobre as personagens e as coisas, o entorno.

A proposta é que a ação, em breve, também seja transmitida online para participação da comunidade externa. A organização do evento é dos servidores Andreza Moraes Branco Leria, Maria Helena Moreira Dias Serra, Waldineia Lemes da Cruz Alves, Paulo Sesar Pimentel, Veralucia Guimarães de Souza, Enzo Victório Franco, Edson Gomes Evangelista, Erlândia Ribeiro da Silva e dos estudantes Lara Máximo Machado, Gabriel Neto dos Santos Silva, Ana Cecília Rodrigues Dos Santos e Lídia Dalva Lima de Alvarenga Araújo.